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5 Métricas do Instagram que medem realmente seus esforços

É apenas mais um dia normal no escritório como gerente de mídia social. Então, um de seus chefes vem até você e diz: “Preciso que você faça um relatório sobre o progresso do Instagram nos últimos três meses.” Você diz, não há problema. Mas assim que ele sai você pensa, quais métricas do Instagram eu devo colocar nesse relatório?

Se esse cenário te parece familiar, você não está sozinho. Com os sites de redes sociais para negócios como Facebook, Twitter e até Pinterest, você possui muitas métricas para medir o sucesso de suas campanhas. Mas com Instagram, não é tão simples.

Embora a empresa esteja tomando medidas para tornar o aplicativo mais amigável para o mercado, ainda não está lá. Felizmente, existem algumas métricas do Instagram que você pode (e deve) acompanhar para medir seus esforços.

Conhecendo algumas métricas do Instagram

1. Comentários recebidos

O que essa métrica diz: quão interessante é o seu conteúdo.

A primeira métrica que a maioria das marcas olha para medir o engajamento social no Instagram é o número de curtidas das fotos. As curtidas são agradáveis, mas os comentários são um indicador ainda mais forte de engajamento. Pense nisso: leva mais tempo para pensar e escrever um comentário do que curtir uma foto.

Quando seus seguidores vão além do toque duplo nas suas postagens e aproveitem o tempo para deixar um comentário, é porque eles se envolveram com ela. Os comentários, positivos ou negativos, são o resultado de uma pessoa que sente algum tipo de emoção pelo seu conteúdo, sua marca ou ambos.

Se a sua média de comentários por mensagem começar a aumentar, pode significar que você está construindo uma comunidade e seguidores leais, o que é o grande objetivo para a maioria das empresas.

Por outro lado, se perceber que está recebendo poucos comentários ou o número de comentários que você recebe por publicação está diminuindo, pode ser um sinal de que seus seguidores não estão se conectando com seu conteúdo.

Mas não erga a bandeira branca ainda. Use isso como uma oportunidade para replanejar suas estratégias de marketing digital e pense em maneiras de criar fotos melhores e aumentar o seu engajamento. Tente adicionar vídeos ao invés de apenas imagens ou ser mais criativo nos textos das legendas.

Leia também: O que é marketing de relacionamento e como ele pode ajudar a incrementar suas vendas.

2. Hashtags com maior engajamento

O que essa métrica diz: quais hashtags você deve usar.

Hashtags e Instagram andam juntos como pão e manteiga. Não só as postagens do Instagram com hashtags obtêm mais engajamento, mas as hashtags tornam suas postagens mais fáceis de encontrar. Existem algumas métricas do Instagram diferentes que você pode rastrear quando se trata de hashtags, mas medir quais hashtags estão recebendo o maior envolvimento é sua melhor aposta.

Uma vez que o Instagram é uma das poucas plataformas de redes sociais que incentiva o uso de múltiplas hashtags em suas postagens, você pode fazer uma lista de quais são mais relevantes dentro da área do seu negócio.

Dessa forma, você pode adicioná-las nas postagens facilmente, sempre que precisar. Lembre-se: hashtags no Instagram funcionam como palavras-chave para otimização de mecanismos de pesquisa. As hashtags com maior envolvimento são como suas palavras-chave que trazem maior tráfego. Saiba quais são e você terá muito mais sucesso.

3. Engajamento por seguidor

O que essa métrica diz: seu engajamento relativo ao tamanho do seu público.

Olhar para empresas como a Nike e a Starbucks que recebem milhares de curtidas e comentários em cada publicação, pode ser muito esmagador. Principalmente, se suas fotos e vídeos tiverem uma média de apenas algumas centenas. Mas existe uma coisa que você está se esquecendo.

Nike e Starbucks têm milhões de seguidores, então suas postagens têm mais alcance. A métrica de engajamento por seguidor é perfeita porque mostra quantas curtidas e comentários suas postagens estão recebendo por seguidor individual.

Desta forma, você não se envolve na comparação de números da sua empresa com marcas maiores. É possível que uma página menor obtenha mais engajamento por seguidor do que as maiores, mesmo que tenham menos engajamento no geral.

Quando essa métrica está aumentando, ela mostra que seus seguidores estão reagindo ao seu conteúdo e que seu perfil é uma prioridade para eles, uma vez que eles estão curtindo e comentando várias postagens. Se este número é baixo ou está diminuindo, isso significa que os usuários se envolvem com seu conteúdo de vez em quando, mas provavelmente não verificam seu perfil regularmente.

Para aumentar esse número, você pode tentar publicar conteúdos mais emocionantes para que as pessoas criem a expectativa de ver seu perfil todos os dias. Outra boa idéia é criar uma regularidade para a postagens de novos conteúdos. Tente manter uma média de pelo menos uma ou duas novas postagens por dia.

4. Seguidores ganhos

O que essa métrica diz: o alcance total de suas postagens.

Até este ponto, as métricas do Instagram que analisamos se concentraram em medir seu engajamento e a atividade em torno da sua conta. Mas não negligenciemos uma das métricas mais universais nas mídias sociais: seguidores. Embora seja mais importante ter seguidores envolvidos do que apenas uma quantidade enorme, há uma força em números.

O ideal é que o número de seguidores que você tenha cresça ao longo do tempo à medida que você constrói sua marca. Seja através de ações de marketing com influenciadores, boca a boca entre amigos ou mesmo anúncios pagos.

Faça um balanço dessa métrica do Instagram de tempos em tempos (você pode definir a periodicidade). Segui-la dia a dia não vai lhe dar as informações que você precisa para tomar decisões estratégicas.

Por exemplo, se você perceber que você está ganhando um punhado de novos seguidores a cada mês, você precisa acelerar seus esforços de marketing. Por outro lado, se você olha o número de seguidores que ganhou em um mês e percebe um pico enorme em um dia específico, então você deve analisar o que fez para alcançar esse crescimento para que possa replicá-lo.

Alguns profissionais de marketing olham para o número de seguidores como uma métrica de vaidade e, de certa forma, pode ser. No entanto, o verdadeiro benefício de medir sua contagem de seguidores é saber qual é o alcance potencial da sua marca para o conteúdo que você está publicando.

Páginas com mais seguidores têm mais alcance. Quanto menos pessoas que vêem suas postagens, menos engajamento você vai conseguir. Ganhar mais seguidores lhe dá a oportunidade para que seu conteúdo seja visto.

5. Métricas do Instagram Stories

O que essas métricas lhe dizem: quão popular são suas Histórias do Instagram.

Com o Instagram Stories se tornando agora uma característica significativa, mais marcas começaram a usá-la. Mas como você sabe se o que você está fazendo está realmente funcionando?

Semelhante ao Snapchat, o Instagram não lhe fornece muitos dados em suas Histórias. Mas usando uma combinação de seus dados e algumas contas simples, você pode ter uma ideia de como seus Stories estão se saindo. Aqui estão algumas métricas para rastrear:

  • Visualizações únicas: este é o número de pessoas que viram sua história. Você também pode ver o número de pessoas que viram cada slide individual em sua História. Essa contagem é mostrada no próprio Instagram.
  • Taxa de conclusão: sua taxa de conclusão mostra quantas pessoas vêem sua história completa. Esta não é uma métrica que o Instagram lhe dá, então você terá que fazer algumas contas. Não se preocupe, é simples. Você vai dividir o número de pessoas que viram sua última história pelo número que viu sua primeira. Em seguida, multiplique por 100.
  • Mensagens diretas para sua história: o número de pessoas que enviam mensagens diretas através de suas Histórias. Isso é o mais próximo que você tem de uma métrica de engajamento para Histórias do Instagram, uma vez que os usuários não podem curtir ou compartilhá-las. Se você quiser obter uma taxa de engajamento improvisada, divida o número de DMs da sua História pelo número de visualizações.

Também tenha em mente que você não terá um histórico de dados de suas Histórias dentro do aplicativo. Então, se você quiser acompanhar seu desempenho ao longo do tempo, você terá que fazê-lo manualmente através de uma planilha eletrônica ou usar ferramentas de monitoramento de redes sociais.

Acompanhar métricas do Instagram pode dar um certo trabalho inicialmente, mas é importante para a evolução das suas estratégias. Aprenda a planejar metas e objetivos de marketing e seu negócio pode ir mais longe!

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