automação de marketing

Automação de marketing: 5 razões começar hoje na sua empresa

Você sabe o que é automação de marketing? Já ouviu falar em remarketing? Atualmente um planejamento estratégico de marketing digital completo voltado para marketing de vendas, precisa contemplar estratégias como essas. Você deve estar pensando Meu Deus! Mais uma estratégia? Calma! O marketing automatizado veio para ajudar e facilitar a sua vida ao gerenciar seu negócio.

O que é a automação de marketing

A automação de marketing tem o objetivo de tornar tarefas repetitivas que seriam trabalhosas em ações que após construídas e programadas por meio de um software de automação de marketing se tornam automáticas, ou seja, você não precisa repetir o processo no contato com um próximo lead.

Ainda confuso? Pense em uma estratégia de Inbound Marketing que contempla o envio de e-mail marketing para sua base de e-mails, na qual cada lead está em um estágio diferente do funil de vendas e da jornada do consumidor. Por meio de um software de CRM você consegue acompanhar esse potencial cliente, mas já pensou como seria nutrir um por um, enviando materiais, e-mails de relacionamento, gatilhos de venda, entre tantas outras ações manualmente? Pois é, um trabalho gigante, um gasto enorme com equipe e com tempo.

A automação de e-mail marketing resolve esses problemas. Por meio da contratação de um software de automação de marketing você constrói toda a jornada do consumidor, define todos os e-mails que devem ser disparados dentro de um fluxo e quando eles devem ser disparados e pronto, agora é deixar a ferramenta trabalhar e toda vez que um cliente assinar sua newsletter automaticamente receberá um e-mail de boas vindas, todas as vezes que alguém abandonar um carrinho receberá um e-mail com um desconto especial ou todas as vezes que um cliente baixar um ebook receberá uma versão de teste gratuita de seu sistema, enfim, muitos são os exemplos de automação de marketing.

 

5 motivos para aplicar automação de marketing hoje na sua empresa

Pesquisas apontaram que 91% dos usuários  de ferramentas de automação concordam que a automação de marketing é “muito importante” para o sucesso geral de seu marketing.

Muito diferente do que você pode estar imaginando, a automação de marketing não é uma estratégia apenas para grandes empresa, ao contrário, ela pode ser a tábua de salvação de pequenas empresas que não tem capital para gerir grandes equipe. Separamos neste artigo 5 motivos para você iniciar seu trabalho de automação de marketing imediatamente.

1. Economia de tempo

Quando você automatiza suas postagens e anúncios em redes sociais, em média, economiza mais de 6 horas por semana. Além disso, você pode aumentar sua taxa de resposta em 250%, automatizando sua divulgação e os e-mails de nutrição de leads.

Você pode economizar 80% de tempo configurando compromissos de clientes por meio da integração com alguma outra ferramenta de acompanhamento de prospects.

Você não precisa mais entrar em uma ferramenta todas as manhãs e agendar suas postagens de mídia social para o dia ou enviar um email marketing. Graças à automação de marketing, você pode agendar tudo o que precisa com antecedência, o que liberará você para outras atividades de marketing.

Mais do que isso, todas as ferramentas de automação de marketing economizarão seu tempo gasto pulando de plataforma em plataforma. Quando você está constantemente alternando entre as guias apenas para colocar uma campanha em movimento, você perde muito mais tempo do que imagina. Em ferramentas de automação as plataformas se agregam.

2. Utilize melhor seu CRM

Primeiramente, vamos destacar algo – software de CRM e software de automação de marketing não são a mesma coisa.
O software CRM (Customer Relationship Management) é mais focado no contato e geralmente mais usado pelo setor de vendas. Esse tipo de sistema salva informações de contato, como nomes, endereços, números de telefone e, muitas vezes, comportamentos ou conversas que eles tiveram com você.

O software de automação de marketing, por outro lado, é focado no marketing.

Além de salvar informações cruciais de contato, ele também esclarece onde seus contatos estão no funil de vendas e marketing, que recursos eles baixaram, em quais páginas da Web eles interagiram e, o mais importante, permite que você configure processos que serão executados automaticamente e que são cruciais para você com base no comportamento de interação dos usuários.

Embora sejam ótimos sozinhos, os softwares de CRM e automação de marketing são ainda mais valiosos quando combinados.

Quando você usa uma ferramenta de automação de marketing com uma integração de CRM, você tem o benefício de ver as atividades de vendas e marketing de seus contatos em um só lugar. Isso oferece uma imagem muito mais completa do relacionamento de uma pessoa com sua marca e facilita o alinhamento de sua divulgação.

Por exemplo, a automação de marketing integrada ao seu CRM pode ser utilizada para enviar e-mails direcionados diretamente aos contatos que já estão em seu sistema. Sem essa integração, você teria que carregar manualmente todos os seus contatos do banco de dados do CRM, o que desperdiça tempo e dinheiro, enquanto corre o risco de erro do usuário. Se alguém acidentalmente digitar errado um endereço de e-mail, esse contato não receberá sua comunicação por e-mail e você poderá perder uma venda!

3. Métricas integradas

Ao descobrir como aumentar o ROI e garantir o sucesso do seu negócio, você precisa ter acesso direto aos seus KPIs de marketing críticos. No entanto, se você usar de 2 a 3 ferramentas separadas, é provável que você gaste um tempo desnecessário alternando entre as plataformas e ache muito mais difícil vincular suas métricas diretamente à sua campanha.

Algumas plataformas de automação de marketing permite que você marque todas as suas atividades de marketing com a campanha à qual elas estão associadas e também veja análises abrangentes do seu tráfego, taxas de conversão, cliques etc., tudo em um só lugar. Ferramentas robustas e multifuncionais como essa oferecem uma visão geral de seus dados e como tudo funciona em conjunto, em vez de forçá-lo a pular de plataforma em plataforma.

Ao usar uma ferramenta especificamente projetada para acompanhar como seus esforços de marketing estão afetando suas vendas, você obtém a visibilidade necessária para dinamizar sua estratégia imediatamente.

4. Consistência

Com uma ferramenta de automação de marketing, você pode ficar tranqüilo sabendo que seu público receberá uma experiência consistente, baseada em suas ações.

Quando um usuário se inscreve em seu blog, por exemplo, você pode configurar um fluxo de trabalho que envia automaticamente um e-mail de boas-vindas sugerindo artigos e talvez compartilhando uma oferta. Dependendo da configuração do seu blog, você também poderá enviar seus novos artigos automaticamente para os inscritos conforme forem publicados.

Com a automação de marketing, tudo isso é feito por conta própria; não precisa se preocupar em enviar manualmente e-mails para o seu banco de dados.

Isso garante que, independentemente de quando um usuário cair em um fluxo de trabalho, ele sempre obterá mensagens otimizadas.

5. Personalização

E-mails personalizados oferecem taxas de transação 6X mais altas, mas 70% das marcas não conseguem usá-los.
Felizmente, ao utilizar uma ótima ferramenta de automação de marketing você facilita a personalização de conteúdo para sua pessoa.

Por exemplo, em muitos softwares de automação você pode adicionar tokens de personalização (como o nome do destinatário) em um email. A incorporação de elementos como esses faz seus e-mails parecerem mais pessoais; como se fossem enviados especificamente para aquele lead, em vez de uma lista grande.

Quando um contato recebe um e-mail que parece ter sido personalizado para ele, é mais provável que ele seja aberto e engajado.

Pense nisso desta maneira – você estaria mais propenso a clicar em um boletim geral ou em um e-mail que parece ter sido feito apenas para você? Um e-mail com seu nome e uma linha de texto dizendo “Achamos que você estaria interessado em X, Y e Z porque percebemos que você fez o download da Oferta nº 1!”

Acho que é seguro dizer que todos vamos pelo segundo!

Com a automação de marketing, esses fluxos de trabalho personalizados são fáceis de configurar e oferecem resultados incríveis. É tudo sobre alcançar a pessoa certa no momento certo com a mensagem certa. Trata-se de personalizar seu conteúdo para atender às necessidades de sua pessoa e / ou fornecer as soluções que estão procurando quando precisam.

E ai? Está convencido que a automação de marketing pode ser a solução que você procurava para aumentar seu relacionamento com seus contatos ao mesmo tempo em que economiza tempo e dinheiro?

Esse post foi escrito pela  LAHAR, um software de automação de marketing robusto com essas e muitas outras funcionalidades.

 

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