lista de e-mails de empresas

Como criar sua própria lista de e-mails de empresas super qualificada

Vamos fazer uma análise rápida: hoje, quantos visitantes do seu site se tornam clientes? Se sua média for de 2% a 5%, isso significa que, se você não tiver nenhuma tática para captar o contato desse cliente, pelo menos 95% dos seus visitantes estão indo embora sem comprar nada. Por isso, criar sua própria lista de e-mails de empresas e usuários qualificada é uma das estratégias de marketing que você deve começar a fazer hoje mesmo em seu negócio.

Você pode pensar, “bom, vou comprar uma lista pronta e começar a vender para ela”. É uma opção, mas será que é a melhor? Vamos descobrir juntos aqui!

Criando sua lista de e-mails de empresas

Muitas empresas internet a fora vão prometer entregar uma base de e-mails super qualificadas, com o melhor perfil para sua empresa, mas de onde vieram esses contatos? Eles possuem todas as características que seu público alvo possui? Eles de fato sabem que estão nessa lista e estão prontos para receber sua divulgação?

A melhor lista de e-mails de empresas que você vai ter, com melhor conversão em vendas e retenção de clientes, vai ser a que você irá criar, pode acreditar.

Repare que ferramentas modernas de disparo de e-mail marketing pedem para sua empresa fazer um double opt-in. A taxa de entregabilidade dos e-mails varia de acordo com a reputação do seu domínio. Quanto mais as pessoas se descadastram da sua lista ou colocam seus e-mails no spam, mais seu domínio vai ter uma reputação ruim, e mais os provedores de e-mails vão filtrar suas mensagens direito no spam sem nem chegar na caixa de recepção. Então engajar sua base não é apenas um luxo, é uma obrigação, e você só vai engajar quem se cadastrou livremente no seu website.

E como fazer essa captação de e-mails? Existem várias estratégias, mas separamos as que possuem melhor custo benefício para você aplicar hoje mesmo em sua empresa.

Marketing de Conteúdo + Materiais Ricos

Essa é uma das estratégias de marketing que mais tem sido falada e aplicada nas empresas de todos os portes nos últimos tempos. Por vários motivos, mas principalmente por:

  • Ter um baixo custo (em relação a outras estratégias) e um ótimo retorno a longo prazo
  • Manter a relação com o cliente, nutrindo-o com materiais interessantes até que ele se sinta pronto para comprar da sua empresa

A estratégia de marketing de conteúdo é baseada em um funil de nutrição de leads (seus contatos), que pode ser dividido em quatro grandes etapas: Atração, Conversão, Nutrição e Venda.

O objetivo inicial da etapa de atração é aumentar o tráfego qualificado do seu site e blog, usando estratégias de SEO, Links patrocinados, Mídia Paga, Parcerias, Redes Sociais, entre outros. É a hora de encher o funil!

Com as estratégias de tráfego consolidadas, é hora de converter esse tráfego em leads, ou contatos, ou lista de e-mails de potenciais clientes, chame como você preferir. E, essa conversão é feita através de materiais ricos, que podem ser e-books, whitepapers, cursos gratuitos, infográficos, webinars, ferramentas, kits e até mesmo quizzes criativos. O importante nesse momento é captar o contato desse visitante.

Captado o contato desse visitante, inicia-se o processo de nutrição de leads, que é o envio de informações e conteúdos de alto valor para o usuário até que ele realmente sinta a ‘dor’ que sua empresa ‘cura’ e se torne um cliente.

Todo esse processo também pode ser chamado de Inbound Marketing e é uma ótima estratégia para criar sua própria lista de e-mails de empresas!

Essas ferramentas podem ajudar você a criar implementar essa estratégia:

Parcerias de Co-Marketing

A boa e velha parceria reformulada para o mundo digital. As parcerias de co-marketing acontecem quando duas empresas que possuem fit de negócios e público alvo, se juntam e criam um material riquíssimo para captar novos clientes ou engajar suas próprias bases adormecidas.

Essa é uma boa estratégia para construir sua lista de e-mails de empresas porque atinge diretamente seu público alvo, através de uma fonte confiável (seu parceiro) e ainda fornece informação com alto valor agregado.

Uma empresa de pet shop pode se juntar a um adestrador de cães, por exemplo, para lançar um e-book ou guia para adestrar seu animal de estimação.

Use a imaginação e busque parceiros. Cuidado só para não ficar refém desse canal para gerar leads e oportunidades de vendas para sua empresa, outras formas de captar e construir sua lista de e-mails são válidas e devem ser feitas em conjunto.

Redes de Afiliados

Outra forma de captar e-mails de empresas, que muitos profissionais de marketing e donos de empresas desconhecem, são as redes de afiliados.

Os afiliados são profissionais que possuem blogs, fóruns, sites e outros canais digitais com tráfego relevante e qualificado. Eles vão divulgar o seu serviço ou produto para sua rede através de um link rastreado, assim, ele vai ganhar uma comissão pela ação do usuário de acordo com a campanha estipulada pela empresa.

Os tipos mais comuns de campanhas feitas com afiliados são:

  • CPC (Custo por Clique) – ele vai divulgar o seu produto ou serviço através de banners, textos, e-mails marketing ou até mesmo indicações e ele receberá por clique que ele entregar.
  • CPL (Custo por Lead) – ele divulga seu site ou landing page estipulada para ação. A comissão é em cima de cada lead gerado, ou seja, você vai saber exatamente quanto vai investir para captar cada e-mail.
  • CPV (Custo por Venda) – o afiliado irá divulgar sua campanha e a comissão será paga por cada venda que o afiliado fizer, seja em percentual sobre a venda ou um valor fixo por venda.

Algumas redes de afiliados famosas são Lomadee, Afilio, Indexa, Clickwise, entre outras.

Anúncios pagos: Google Adwords, Facebook Ads, Instagram e mais

Os canais de mídia paga estão entre as melhores opções para quem precisa ter um retorno mais a curto prazo, pois eles são rápidos de configurar e em cerca de um a dois dias você já consegue rodar campanhas trazendo resultados expressivos.

O importante ao usar essa estratégia é saber utilizar cada mídia no momento certo, para o público certo.

Saber onde e como anunciar no Google AdWords, por exemplo, pode ser um pouco complexo para quem está começando, já que essa mídia oferece diferentes formatos e locais para anunciar (Rede de Pesquisa, Display, Shopping, Vídeo e etc). As campanhas do Google atendem desde restaurantes locais, que querem fazer campanhas geolocalizadas, até mesmo grandes empresas que precisam fazer ações de banners em massa.

O Facebook e o Instagram são redes sociais, o formato de anúncio precisa ser mais atrativo e adequado às redes, até porque você vai precisar competir com vários vídeos de gatinhos fofinhos.

Redes como o Linkedin, Twitter, Yahoo e Bing ainda são pouco exploradas, mas são uma opção para quem quer testar uma nova estratégia. O mais indicado é encontrar empresas com especialistas em anúncios e mídia online para te ajudar a alinhar a melhor estratégia. Aqui na Links Experts possuímos todas as certificações necessárias e um time de especialistas pronto para te atender, agende um bate com papo com nossa equipe.

Dicas importantes para criar sua lista de e-mails de empresas

Sabemos que você está querendo começar a implementar essas estratégias agora mesmo, mas antes, fique ligado nessas duas dicas importantíssimas na hora de criar sua campanha para construir uma lista de e-mails de empresas qualificada:

Criar boas landing pages

Criar landing pages atrativas, otimizadas com informações relevantes para os usuários e com call to actions para a conversão é essencial para a estratégia funcionar. Imagina trazer milhares de visitas e ter 0 conversões? Invista em boas landing pages e não perca esses visitantes de vista!

Calcular o seu custo por aquisição de e-mail

Toda campanha de e-mail marketing deve ter a etapa de mensuração do seu custo e retorno do investimento. Para campanhas de captação de e-mails não poderia ser diferente. O cálculo é simples nesse caso, some todo o investimento dedicado nas campanhas de captação de e-mails e divida pela quantidade de novos e-mails capturados.

Cada negócio terá um valor razoável de CPL (Custo por Lead). Para empresas de ticket médio entre R$100 e R$300 um custo por lead de R$3 a R$5 é aceitável. Esse é só um exemplo, mas lembre-se que cada negócio possui uma complexidade diferente, perfis mais ou menos segmentados de clientes, e quanto mais complexo e segmentado for seu público, mais alto será seu custo para adquiri-lo.

Esperamos que você tenha gostado dessas dicas. Assim que colocá-las em prática, volta aqui e conta pra gente o que deu mais certo para seu negócio.

E se precisa de ajuda para implementar seus anúncios de mídia paga, marque um bate papo com a equipe da Links Experts sem compromisso. Somos profissionais em anunciar no Facebook Ads, no Google Adwords e nas outras redes sociais como Instagram, Twitter ou LinkedIn. Com a nossa experiência, sabemos exatamente como obter resultados fenomenais para seu negócio: não perca tempo e dinheiro testando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *