Marketing Digital de Performance

Marketing digital de performance: mais resultados por menos investimentos em 3 etapas

O que é o marketing digital de performance? Nada mais é que investir o mesmo valor (ou menos) em campanhas pagas online e obter um resultado melhor. Nesse conteúdo vamos te explicar o que é o conceito de marketing digital de performance, quais são os principais canais e mídias dessa estratégia e como você pode aplicar no seu negócio para obter melhores resultados.

Entendendo o marketing digital de performance

Parece que não, mas a internet já existe há mais de 20 anos. E desde 1994, quando ela foi criada, muita coisa mudou.

Ao longo dos anos, foi-se criando e descobrindo novas formas de ganhar dinheiro por aqui. Com a criação e popularização de espaços onde anunciar na internet, cada dia mais empresas e até autônomos têm investido em campanhas e anúncios pagos na rede. Assim, cada dia mais aumenta-se a concorrência e, consequentemente, o valor pago pelo espaço online.

A cada dia, os profissionais de marketing e donos de empresa precisam se reinventar para que os investimentos de marketing não se extrapolem, e aí que entra a mídia de performance.

Em um funil de vendas, as estratégias de marketing digital de performance estão no topo, como uma atividade complementar aos outros canais de aquisição (SEO, Redes Sociais, Afiliados, E-mail, etc)

O principal diferencial da mídia de performance é o fato de poder mensurar exatamente cada passo da sua campanha, desde a quantidade de pessoas impactadas (Impressões), a quantidade de cliques nos criativos até mesmo a quantidade de vendas realizada por cada anúncio.

E é isso que permite que você consiga melhorar a cada campanha seus resultados, mantendo o mesmo investimento. Mas antes de explicarmos como sua empresa pode aderir essa estratégia, vamos descobrir quais são os canais de marketing de performance mais usados.

Quais são os principais canais no marketing digital de performance?

Existem alguns canais de mídia de performance, mas os mais conhecidos e usados são os abaixo:

  • Google Adwords: esse canal sem dúvida é um dos mais usados. Com mais de 100 milhões de usuários no Brasil, essa ferramenta permite que sejam criadas anúncios em tanto para rede de pesquisa como para rede de display. Saiba o que é como funciona o Google AdWords nesse post.
  • Facebook Ads: a segunda ferramenta de mídia de performance mais usada são os anúncios do Facebook. Também com uma grande diversidade de formatos de anúncios, saber como anunciar no Facebook Ads focando em sua performance, pode trazer melhores resultados para sua empresa.
  • Instagram: a ferramenta de anúncios do Instagram é interligada com a do Facebook, o que permite uma diversificação e segmentação quase tão boa como a do Facebook. Vale a pena para um teste como mídia de performance.
  • Linkedin: ainda pouco explorada, principalmente por ser muito cara, a ferramenta de anúncios do Linkedin é uma opção para campanhas que buscam usuários segmentados pelo seu meio profissional.
  • Twitter: também deixada mais de lado por muitos profissionais, o Twitter para empresas é uma ferramenta com alto poder de engajamento, mas ao mesmo tempo com maior dispersão do usuário. Suas campanhas tem alguns diferenciais de segmentação que podem ser interessante para criar anúncios de performance.

Como aplicar o marketing digital de performance em meu planejamento?

Existem dezenas de formas de melhorar suas campanhas de marketing digital de performance. Sem dúvida, contar com a ajuda de uma agência de links patrocinados e campanhas online pode te trazer mais resultados.

De qualquer forma, vamos dar duas dicas que vão te ajudar não só com as mídias de performance, mas também com suas outras estratégias de marketing digital.

Entenda (de verdade) quem é seu público alvo

Sabemos que você deve ler essa dica em quase todo conteúdo de marketing por aí, certo? Claro, ela é super importante, entender os fatores que influenciam o comportamento do seu consumidor é essencial para o sucesso. Mas aqui vamos te dar uma dica mais prática.

O básico de sua persona, em geral, as empresas conseguem perceber pelos seus clientes atuais, algumas características como sexo, idade e até algumas costumes.

Mas você já experimentou criar uma pesquisa? Ainda mais, uma pesquisa com uma amostra de pessoas que não conhece sua empresa? Algumas empresas disponibilizam um banco de cadastros para que você consiga realizar uma pesquisa para um público, como é o caso da Mindminers.

Outra opção é fazer uma pesquisa para os usuários que navegam no seu site. O Hotjar é uma ferramenta que permite realizar uma pesquisa direcionada direto em seu site de acordo com seu comportamento do usuário, além de oferecer várias outras informações como onde os usuários clicam mais, que parte da página eles leem mais e menos, entre outros.

Imagine conversar e saber a aprovação de um novo produto com seu público antes mesmo de lançar ele? Ou saber como ele prefere saber as novidades da sua empresa (Facebook ou Instagram)? Vale a pena pensar em investir nessa etapa e quem sabe até economizar uma boa grana lá na frente, evitando o insucesso de um novo produto ou serviço.

Investimento certo, na hora certa

Imagine duas situações, uma pessoa que quer comprar uma blusa para uma viagem de férias e outra pessoa que quer comprar uma nova TV de 40’ para sua casa. As duas possuem etapas de jornada de compra totalmente diferentes.

O consumidor que pretende comprar uma TV irá pesquisar mais a fundo quais as melhores marcas, opções de parcelamento, se precisa ser Smart ou não, se a TV é bonita e vai ficar boa na sala, irá buscar dicas de amigos e reviews na internet, pesquisar sobre garantia e etc.

Já o consumidor da blusa irá optar pela a cor ou estampa que ele mais gostou, talvez pesquisar sobre frete e forma de pagamento mais vantajosa. Mas você concorda que o risco aqui é bem menor?

Por que estamos falando isso? Porque para cada tipo de venda será necessário uma estratégia de anúncios diferente. E é aí que entra o alinhamento entre investimento na medida e hora certa.

A estratégia de anúncios para o consumidor da TV deverá ser mais complexa e ampla, além de necessitar de um acompanhamento próximo dos resultados.

A melhoria na performance entra nesse momento, ao avaliar os resultados das campanhas e entender, por exemplo, onde o argumento de venda pode ser melhorado, se a arte dos banners estão impactando da melhor forma, se é possível reduzir o leilão da palavra chave comprada e etc.

Fique sempre atento a isso, se seu anúncio está sendo útil no momento certo para o usuário, assim terá melhores resultados.

Conclusão

Em resumo, a estratégia do marketing digital de performance é utilizar as mídias pagas de forma inteligente, sempre buscando melhorar seu desempenho e consequentemente fazendo valer mais seu investimento.

Nós da Links Experts somos uma equipe diversificada e experiente, justamente por todos termos certificações das principais mídias de performance como Google AdWords e Facebook. Isso faz com que nosso relacionamento com nossos clientes seja feito de forma transparente e personalizada, não exigindo tempo mínimo de contrato e nem investimento mínimo. Acreditamos nos resultados que podemos oferecer aos nossos clientes.

Aproveite para melhorar a performance e vendas da sua empresa, entre em contato com nossa equipe e saiba mais sobre nosso trabalho, ficaremos felizes em ajudar!

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