12 dicas para usar o YouTube para empresas

Quando alguém fala em marketing em mídias sociais como ferramenta de negócios, a maioria das pessoas pensa no Facebook, Instagram ou no Twitter. E usar o Youtube para empresas acaba não sendo uma opção.

Porque é uma plataforma de vídeo, o YouTube pode não parecer inicialmente uma plataforma adequada para comercializar uma empresa. Mas agora que os comentários no YouTube estão vinculados ao Google+, é uma plataforma mais social e influente do que nunca.

Criar e publicar conteúdo de vídeo no YouTube é uma ótima maneira de aumentar a visibilidade e credibilidade da sua empresa, não importa o seu porte.

Aqui estão 12 dicas de Youtube para empresas para maximizar a eficácia das suas ações de marketing na plataforma.

Dicas para usar o YouTube para empresas

1. Mantenha uma frequência de conteúdo

Essa primeira dica de Youtube para empresas é essencial. Os canais do YouTube mais populares são aqueles que possuem alto volume de conteúdo atualizado. Se você quiser usar o vídeo como uma ferramenta de marketing, você precisa produzir vídeos certo?

Há muitas maneiras de produzir conteúdo de vídeo para sua empresa. Webcasts e webinars podem ser divididos e publicados como uma série de vídeos. Você pode orientar a leitura de infográficos em vídeos explicativos ou criar pequenos tutoriais ou demonstrações de produtos.

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Canais como o da blogueira Danielle Noce definem os dias de novos vídeos, o que orienta e educa o público.

Considere criar um perfil corporativo ou um vídeo da história da empresa. Você pode entrevistar os proprietários, funcionários, clientes ou mesmo você.

Quer melhorar suas referências para criação de novos vídeos? Aprenda os 5 melhores tipos de conteúdo para aproximar a sua empresa do seu consumidor.

2. Incluir chamadas para ação (CTAs)

Você provavelmente terá links na descrição do seu vídeo, mas você deve começar a pensar sobre como deseja que os espectadores respondam antes de publicá-lo.

Certifique-se de que suas chamadas para ação estão incluídas no próprio vídeo. Possíveis CTAs podem incluir:

  • Entrar em contato com você para obter mais informações;
  • Inscrever-se em seu canal do YouTube
  • Deixar seus comentários,
  • Compartilhar seu vídeo nas redes sociais, entre outras ações desejadas.

3. Seja interativo

Outra dica muito importante ao usar o Youtube para empresas. À medida que as pessoas visualizam seus vídeos, eles avaliarão sua qualidade e deixarão comentários.

Para manter esse fluxo de interação, você deve monitorar e responder todos os comentários o mais rápido possível. Personalize suas respostas para cada visitante: usar uma resposta automática pode ser ainda pior do que nenhuma resposta.

4. Personalize seu canal

A página do YouTube que os visitantes visualizam quando clicam no nome da sua conta é o seu canal. E ele não precisa se parecer com qualquer outra página do YouTube.

Você pode personalizar seu canal com cores, imagens, links, informações relevantes e muito mais. Esta é uma ótima oportunidade para reforçar a identidade visual da sua marca usando seu logotipo, paleta de cores, tom e slogans para que os espectadores associem o vídeo ao seu negócio.

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Canal da varejista Magazine Luiza – 100% personalizado.

Além disso, quando você configura um canal no YouTube, seus espectadores podem se inscrever e receber notificações sempre que você enviar um novo vídeo, o que ajuda a incentivar visitas repetidas e criar um público leal.

5. Dê atenção especial aos seus títulos

As pessoas pesquisam no YouTube da mesma maneira que fazem no Google – com palavras-chave e frases que descrevem o que estão procurando. Os títulos dos vídeo são muito importantes ​​nas pesquisas do YouTube (feita pelo Google), por isso não dê a seus vídeos títulos sem graça e não descritivos.

Poucas pessoas vão encontrar ou clicar em um vídeo chamado “Demonstração do produto”. Em vez disso, incorpore o conteúdo de seus vídeos em seus títulos, como “5 maneiras de economizar tempo todos os dias com o aplicativo de produtividade X”.

6. Escolha a categoria e as tags corretas

Quando você carrega vídeos no YouTube, você escolhe uma categoria para o vídeo e coloca tags ou palavras-chave. Existem 15 categorias para escolher e você pode adicionar dezenas de tags relevantes.

É uma boa idéia usar as tags que o YouTube sugere, uma vez que se baseiam no que as pessoas geralmente buscam. Você também pode adicionar tags e variações adicionais em também. Por exemplo, se você vende produtos para gatos, você pode usar “gatinha (o)” e “bichano”, bem como “gato”.

7. Escreva uma ótima descrição

Outra dica importante ao usar o Youtube para empresas. Suas descrições de vídeo devem ser curtas, informativas e de múltiplos propósitos. Descreva seu vídeo em uma frase ou duas (usando suas principais palavras-chave) e inclua um link para seu site ou blog da sua empresa para as pessoas que desejam saber mais poderem acessar facilmente.

Leia mais: Como o tempo de carregamento de um site influencia na conversão.

8. Considere colaborações

Os vídeos colaborativos são populares no YouTube. Os espectadores gostam deles porque são uma oportunidade para ver os seus favoritos do YouTube trabalhando com outra pessoa. E os criadores gostam deles por causa da exposição adicional.

Procure por canais populares do YouTube com uma oferta que complemente (ao invés de competir com) o seu negócio e tente lançar a idéia de uma colaboração.

9. Deixe seus clientes criarem a conversa

Muitas empresas têm ótimos resultados publicando vídeos de depoimentos de clientes no YouTube. Esta é uma maneira altamente eficaz de criar confiança e credibilidade com pessoas que talvez precisem desse “empurrão” extra para experimentar seu produto ou serviço. E depoimentos em vídeos provam ter um impacto muito maior do que os escritos.

10. Use legendas

Ativar legendas em seu vídeo do YouTube também é bastante eficiente. Existem centenas de milhões de usuários com deficiência auditiva que precisam das legendas e elas são opcionais – podem aparecer automaticamente ou serem habilitadas manualmente. Então eles não vão incomodar os espectadores que não gostam delas.

Por outro lado, os cards com links para outros conteúdos podem irritar os espectadores. Resista adicionar janelas pop-up com anotações aos seus vídeos. Em vez disso, coloque links e seus comentários na descrição.

11. Agrupe sua conta no Google+

O ponto das mídias sociais é ser social. Isso significa que quando os usuários comentarem seus vídeos, você deve interagir com eles. O sistema de comentários do YouTube agora está vinculado aos perfis do Google+.

Portanto, certifique-se de que o seu está pronto para os visitantes via YouTube com o perfil da sua empresa preenchido em detalhes, incluindo uma imagem de perfil profissional.

12. Divulgue seus vídeos

Nossa última dica de Youtube para empresas, mas nem por isso a menos importante. Só porque você cria um canal do YouTube, não significa que as pessoas irão buscá-lo. Como parte de uma estratégia eficaz do YouTube, certifique-se de espalhar seu conteúdo.

Quando você publica um novo vídeo que deseja que as pessoas vejam e compartilhem, escreva uma postagem de blog sobre isso, faça um tweet com o link, publique no Facebook.

Você também pode incorporar vídeos em seu site, especialmente tutoriais e demonstrações de produtos. As redes sociais empresariais podem e devem se integrar na sua estratégia de marketing digital.

Leia também: Quanto custa anunciar no Youtube? De R$0,10 ao infinito. E entenda como investir na plataforma.

E você? Usa o YouTube para empresas na sua estratégia de marketing digital? Você já possui um canal? Compartilhe com a gente sua experiência nos comentários!

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