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4 cases de marketing digital para você se inspirar

Uma das melhores formas de se inspirar e inovar no mercado digital é procurar por cases de marketing digital. Usando múltiplas plataformas para aproveitar as tendências e contar histórias atraentes, esses cases usam uma variedade de estilos e temas para ajudar as organizações a criar um buzz em torno de sua mensagem, produto e marca.

De acordo com o Relatório ‘State of Inbound’ da HubSpot, 65% dos profissionais de marketing citaram gerar de tráfego e geração de leads como seus maiores desafios. Uma grande campanha digital pode capturar a atenção de uma audiência e promover o engajamento.

Vamos examinar quais estratégias estão por trás de 4 cases de marketing digital que vão te inspirar na criação das campanhas para sua marca.

1) Política – New York Times

O primeiro case de marketing digital da nossa lista é do jornal americano The New York Times.

A campanha foi multi-plataforma, aparecendo na TV, impresso, outdoors, mídias sociais e e-mail marketing. Uma reação ao fenômeno das fake news (notícias falsas), à presidência de Trump e à adesão de sua administração a “fatos alternativos”, a campanha aborda o senso generalizado de nutrir a fé em conhecer a verdade.

O comercial mostra uma série de declarações que começam com “A verdade é …”, incluindo uma que é uma referência direta ao próprio Presidente Trump: “A verdade é que a mídia é desonesta”.

 

O New York Times transmitiu seu anúncio de televisão com sucesso em um slot de publicidade de 30 segundos durante o Oscar em Fevereiro de 2017, visando um público liberal que seria receptivo à sua mensagem.

Foi um enorme sucesso com mais de 15 milhões de visualizações desde que foi exibido pela primeira vez e foi acompanhado de publicidade direcionada em mídias sociais do mesmo estilo, bem como marketing direto por e-mail para aumentar os assinantes.

Com o número de assinantes aumentado em um nível recorde de 308.000 assinaturas digitais no primeiro trimestre de 2017, a campanha é um excelente exemplo de usar eventos atuais para criar uma sensação de urgência e direcionar o envolvimento do cliente.

2) Questões sociais – Heineken

O segundo case de marketing digital da lista é da cervejaria Heineken.

A campanha ‘Open Your World’ (Abra o seu mundo) alcançou sucesso, onde o anúncio de Kendall Jenner com a Pepsi não conseguiu. Levaram verdadeiras diferenças políticas e trouxeram a humanidade por trás delas, reinstalando uma crença empoderadora na bondade e compreensão humana.

Com uma experiência social da vida real, a Heineken reuniu pessoas de extremos opostos do espectro (feminista e anti-feminista, ativista das mudanças climáticas e outro contrário a causa) e levou-os para participar de atividades em equipe, antes de revelarem seus pontos de vista políticos.

Então eles tiveram a opção de compartilhar uma Heineken e discutir suas diferenças – o que cada par escolheu fazer.

 

Usando o Facebook como plataforma principal da campanha, a Heineken comemorou a diferença política e a compreensão humana. A campanha foi recebida com entusiasmo, alcançando 3 milhões de visitas em apenas 8 dias após seu lançamento, com mais de 50.000 ações no primeiro mês e subindo a hashtag #OpenYourWorld.

3) Oportuna – Airbnb

Nosso terceiro case de marketing digital é da locadora Airbnb.

A Airbnb usou o vídeo para mostrar seu apoio total para a aceitação de pessoas de diferentes lugares e origens. Sem expressar diretamente o link, o momento desta campanha indicou que a Airbnb expressava suas opiniões sobre a política de imigração dos EUA.

O anúncio foi exibido na TV durante o Superbowl, poucos dias após a proibição de viagem do presidente Trump. Desta forma, eles cimentaram sua posição como uma marca de renome mundial com foco na aceitação.

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Embora as declarações políticas no marketing possam ser certeiras ou perdidas, a Airbnb capitalizou com sucesso este trending topic para tomar uma posição em uma questão importante. Ao mesmo tempo em que reforçava as percepções positivas dos consumidores sobre sua marca. O anúncio acumulou quase 5 milhões de visualizações no primeiro mês no YouTube e 100.000 visualizações no Instagram.

A hashtag #WeAccept começou a ganhar força nas mídias sociais de celebridades e políticos, incluindo a lenda do futebol americano Joe Montana e o ex-secretário de Estado norte-americano John Kerry.

4) Humor – Gucci

Nosso quarto e último case de marketing digital é da grife italiana Gucci.

A campanha da Gucci é um exemplo perfeito de saltar com sucesso em uma tendência para explorar um determinado grupo demográfico. Nesse caso, a Gucci procurava aumentar a conscientização entre um grupo tipicamente mais jovem que aqueles que podem pagar por seus produtos, para criar um entusiasmo em torno da marca.

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A campanha baseou-se principalmente no Instagram, com um hotsite de apoio que forneceu informações adicionais, criando um mundo digital completo e mais rico. As postagens foram marcadas pela hashtag #TFWGucci (That Feeling When Gucci – Aquele sentimento quando Gucci), baseado no meme da internet “that feeling when…” (aquele sentimento quando) e acompanhado de uma imagem humorística que se relacionava com um dos produtos da marca.

Ao imitar memes, a Gucci aproveitou uma poderosa tendência da internet que ressoou junto ao público-alvo. Os memes acumularam quase 2 milhões de curtidas e mais de 21.000 comentários no Instagram. Cada post acumulou uma média de 67.000 curtidas e 768 comentários criando um buzz em torno da marca.

Usar temas relevantes e quentes do momentos, diferenças de opinião, humor e memes são alguns exemplos de ações de marketing que pode resultar em ótimos cases de marketing digital.

Reúna seu time e coloque todo mundo para pensar. Sua empresa pode ser a próxima a virar referência de sucesso.

Leia mais: 6 passos para um planejamento de campanha de marketing de sucesso.

A Links Experts é uma agência especializada em mídias pagas com foco em resultado. Nós não exigimos orçamento mínimo ou tempo mínimo de contrato e o investimento é personalizado de acordo com realidade de cada cliente. Entre em contato com a nossa equipe e comece a fazer campanhas estratégicas para o seu negócio.

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