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Como calcular o ROI: 3 dicas sobre como aplicar conceitos e aumentar resultados

ROI é a sigla utilizada para representar o termo retorno sobre investimento, ou originalmente, return over investment. Trata-se de um indicador que auxilia na identificação de lucratividade de cada investimento realizado pela empresa, por isso é importante aprender como calcular o ROI.

Por meio do cálculo do ROI é possível identificar se cada investimento da empresa trouxe o resultado esperado. Quase todos os investimentos, tais como os feitos em equipamentos, treinamentos e pessoal, podem ser medidos por meio desse indicador, entretanto, a medição mais utilizada é realizada para entender os resultados dos investimentos em marketing.

Conheça outras métricas de marketing digital importantes para o seu negócio.

Antes do advento das plataformas digitais, medir os resultados das ações de publicidade era quase uma missão impossível, sendo um jogo de achismos e sorte. Nos últimos anos, com a ascensão das plataformas digitais e das ferramentas de dados, principalmente, de acesso e visualização, uma nova era para a avaliação de resultados e cálculo do ROI começou.

Porém, uma dúvida presente nas empresas de todos os portes é como calcular o ROI e assim conseguir medir os resultados de cada ação? Segue um guia que auxiliará no cálculo e na análise dos resultados.

Como calcular o ROI e otimizar os resultados das ações de sua empresa

1. Aprenda como calcular o ROI

Porque aprender como calcular o ROI? Por meio dos resultados obtidos você e sua equipe conseguirão visualizar quais as ações tiveram maior lucratividade e quais as melhores opções para alocação de recursos, evitando assim perda de tempo e de investimento.

Para calcular o ROI utiliza-se o lucro obtido com uma ação, subtrai-se o valor do investimento e divide-se o resultado pelo investimento.

ROI = (lucro – investimento / investimento)

O resultado pode ser multiplicado por 100 para expressar o valor em percentual (%).

Na prática, imagine, por exemplo, que você tenha uma loja virtual e investiu R$ 1.000 numa campanha de links patrocinados para anunciar produtos na internet. Além desse investimento você teve um custo de R$ 1.500,00 para produzir as peças e um faturamento de R$ 5.250,00 com a venda das mesmas, por meio dessa campanha. Dessa forma o ROI será calculado:

ROI = (R$5.250,00 – R$ 2.500,00) / R$ 2.500,00 = 1,1

ROI = 1,1 x 100

ROI = 110%

A loja teve lucro nessa campanha, pois para cada real investido, a campanha trouxe R$ 1,10 de retorno.

Entenda melhor sobre links patrocinados no conteúdo exclusivo Google AdWords para leigos: um resumo em 15 minutos.

Por meio do cálculo do ROI é possível:

  • Mapear quais são os investimentos com melhores resultados;
  • Identificar o tempo de retorno dos investimentos;
  • Alterar ou manter estratégias criadas para cada ação de acordo com os resultados obtidos;
  • Otimizar o retorno dos lucros;

2. Como calcular o ROI e transformar números em informação

É importante destacar, que cada projeto e investimento terá um ROI ideal, assim sendo, 110% acima apresentado pode ser um retorno satisfatório em alguns casos e não satisfatório em outros, além disso, em alguns casos o ROI apresentado pode ser negativo, como no exemplo a seguir:

Imagine a mesma loja virtual acima, que investiu R$ 1.000,00 numa campanha de links patrocinados, com um custo de produção de R$ 1.500,00, entretanto, dessa vez o faturamento foi de R$ 2.400,00. Dessa forma o ROI será calculado:

ROI = (R$2.400,00 – R$ 2.500,00) / R$ 2.400,00 = – 0,04

ROI = – 0,04 x 100

ROI = – 4%

Ou seja, o ROI foi negativo e houve uma prejuízo de 4% do o investimento feito.

Por isso, é preciso que as metas da empresa estejam alinhadas para que os números realmente se transformem em informações.

O ROI ajuda a identificar qual campanha é um bom investimento para o seu negócio. Você pode angariar dados usando o Google Analytics, por exemplo, para entender como seus clientes e potenciais consumidores chegam até você.

Essa ferramenta permite um acompanhamento próximo das ações realizadas pelos usuários no site e até mesmo nas redes sociais da empresa, basta configurar os relatórios de acordo com a necessidade e interesse da empresa.

Aprenda a como colocar o Google Analytics no site de sua empresa, com esse conteúdo explicativo da Links Experts.

Em uma campanha nas redes sociais é importante tomar cuidado com números que não representam negócios, como curtidas e comentários em um post de sorteio. Os números que interessam são os de negócio fechados e vendas conquistadas.

3. Mensure constantemente os resultados

No marketing digital os dados sobre cada campanha realizada estão presentes em todas as plataformas mais utilizadas. Ler esses números e saber como calcular o ROI, auxiliará no entendimento de como o investimento está retornando em forma, principalmente, de lucro para a empresa.

Esses dados devem ser acompanhados periodicamente, analisando resultados de campanhas passadas, que ainda podem estar dando resultados, e campanhas presentes, se preparando assim para investimentos futuros mais certeiros e objetivos.

O objetivo das campanhas de marketing deve sempre ser aumentar o ROI, dessa forma a mensuração contínua permitirá que os números colhidos sejam utilizados para ampliar os resultados de ações futuras.

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