Estratégias de marketing para vendas

O caminho completo: Estratégias de marketing para vendas

O marketing digital é obrigatório para empresas que desejam superar os desafios atuais. Ele envolve um amplo espectro de estratégias de marketing para vendas, tais como ferramentas e tarefas que podem ser usadas para alcançar uma variedade de metas relacionadas à branding ou marketing de performance. Por meio do planejamento estratégico de marketing digital é possível aumentar o envolvimento, o tráfego, atrair possíveis clientes, aumentar a geração de leads qualificados, conversão de visitantes e a geração de vendas.

Uma estratégia diferente precisa ser criada para cada objetivo, porque não se trata apenas de estar presente na Internet, mas saber o que fazer e como fazer para que sua presença seja notada e admirada. Ter uma estratégia estabelece o caminho para atingir seus objetivos.

Nesta publicação, vamos recapitular algumas das estratégias de marketing digital mais relevantes para atrair clientes potenciais e aumentar suas vendas on-line.

Nós vamos mergulhar nos principais tipos de estratégias de marketing digital que você pode implementar de imediato, para atrair clientes potenciais para o seu site.

Mas, antes de começar a implementar qualquer estratégia de marketing digital, é importante certificar-se de que o seu site está 100% otimizado para gerar vendas. Uma vez que todo o tráfego que você recebe como resultado de seus esforços irá pousar no seu site, você precisa ter certeza de que segue as melhores práticas para converter esses visitantes em leads.

Para efetivamente comercializar seu produto ou serviço, você precisa definir claramente uma estratégia. Isso inclui responder perguntas como “quem é o seu mercado-alvo? Quais são os seus pontos de dor ou problemas? Como o produto ou serviço pode atender às suas necessidades? E onde você os encontra no mundo real e online?

Para que qualquer estratégia seja eficaz, você precisa alinhar as estratégias de funil de marketing e vendas. Em um contexto das estratégias de inbound marketing,  isso pode incluir a forma com a qual você nutre seu cliente potencial por meio do funil de vendas.

À medida que você desenvolve sua estratégia de marketing, é importante manter em mente vários elementos da sua abordagem. Vamos dar uma olhada em algumas dicas que podem ajudá-lo a definir melhor sua estratégia de marketing, alinhar suas vendas e equipe de marketing e, finalmente, impulsionar o crescimento das vendas de forma econômica.

A primeira das estratégias de marketing para vendas é entender seu cliente. Por isso, separamos uma sessão especial sobre como sua empresa deve analisar os potenciais compradores de seus serviços ou produtos.

Estratégias de marketing para vendas: Entenda seu cliente

O primeiro passo para desenvolver qualquer estratégia de marketing é entender seu comprador. Quem são, por que seu produto é a solução perfeita para o problema ou ponto de dor e onde eles vão buscar a informação de que precisam para resolver seu problema. Aqui estão algumas idéias para ajudá-lo a identificar melhor o seu cliente ideal.

1. Compreender que as pessoas compram benefícios

Os clientes não compram produtos, eles compram soluções. Comece a desenvolver sua estratégia de marketing, definindo primeiro o seu produto ou serviço. Faça uma lista dos benefícios que seu cliente receberá comprando seu produto ou contratando sua empresa.

2. Criar personas do Comprador

As personas são arquétipos de ficção que você cria com base nos dados reais do cliente. Eles são o seu cliente ideal, a pessoa com maior probabilidade de comprar seu produto. Seja específico. Quantos anos eles tem? Masculino ou feminino? Onde é que eles vivem? Qual é o título do trabalho? Onde eles buscam informações? Isso o ajudará a orientar melhor seu marketing.

3. Identifique claramente o problema deles

Que problema tem o seu potencial cliente que você pode resolver? Se você identificou seu cliente ideal corretamente, eles irão pagá-lo para resolver seu problema! Às vezes, seus problemas são óbvios, às vezes não são claros.

Quanto mais de perto você puder identificar seu cliente ideal, mais fácil será segmentar sua mensagem, seu canal de entrega e sua solução para o seu problema. Compreender o seu cliente e suas necessidades podem aumentar as vendas.
Por que seu produto é melhor para seus clientes do que o produto do seu concorrente? Esta é a sua vantagem competitiva. Pode ser preço, serviço ao cliente, entrega ou facilidade de uso. Defina claramente sua vantagem competitiva. Esta é uma parte importante da sua mensagem. Quais são os benefícios e resultados específicos que um potencial cliente receberá comprando seu produto ou serviço que não receberiam de seu concorrente.

Adapte-se a nova jornada de vendas

O marketing mudou de um meio orientado para vendas, para um compartilhamento de informações. As compras do cliente começam hoje on-line. Aumentar as vendas hoje é menos sobre a venda e mais sobre a construção de relacionamentos e confiança através do engajamento social e compartilhamento de informações.

Alimentar um cliente durante toda a jornada do consumidor, da descoberta até a venda exige um processo. Se você entender o seu mercado e definir o seu produto, o envolvimento das mídias sociais é o método de entrega perfeito. O marketing de conteúdo oferece um melhor acesso a leads qualificados, mais canais para vender seu produto e menor custo para adquirir clientes.

Ao se engajar com potenciais clientes em sites como LinkedIn, Facebook, Instagram e Pinterest, você pode dirigir clientes potenciais para o seu site onde seu blog pode fornecer informações que responderão às suas perguntas, abordarão seus pontos de dor e oferecerão soluções enquanto criam confiança e relacionamentos que resultarão em mais vendas.

3 estratégias de marketing para vendas (matadoras)

1. Uma estratégia que cria valor

Uma das tendências modernas de marketing mais populares envolve a criação de valor para os clientes. Você provavelmente já ouviu falar em termos como Inbound Marketing ou Marketing de conteúdo. Bem, todos estão focados na criação de valor.

Há algum tempo, as marcas pediam aos consumidores valor (dinheiro) sem oferecer nada em troca, além de seus produtos e serviços.

As coisas mudaram. Neste mercado vicioso e competitivo, os consumidores são aqueles que estão no controle e fazem as regras. Eles exigem valor adicional, não apenas produtos ou serviços.

Então, o que é “criar valor”? É simples. É o ato de oferecer material adicional, ou conteúdo, útil e relevante para o consumidor (por exemplo, postagens de blog, e-books, videos, webinars, infográficos, etc.). Estes são projetados para resolver os problemas do consumidor, ajudá-los a melhorar o que fazem e / ou melhorar seus próprios produtos ou serviços.

Seja cuidadoso. Criar valor não significa falar sobre sua marca em cada pedaço de conteúdo.

Lembre-se do funil de vendas em que o processo de compra consiste em 3 etapas principais: topo (conscientização), meio (consideração) e fundo (decisão). Durante o primeiro estágio, os usuários identificam que eles têm um problema ou uma necessidade, e começam a procurar uma solução. Durante o segundo estágio, eles começam a considerar todas as soluções possíveis para o problema. Na terceira etapa, eles avaliam diferentes fornecedores para ver qual deles pode resolver melhor o problema.

A idéia é que você deve criar conteúdo para cada uma das diferentes etapas do funil de compras. Se você quer falar sobre sua marca ou mencioná-la, recomenda-se que aguarde até a fase de decisão, quando seus potenciais clientes estão à procura de fornecedores. Se você menciona isso antes disso, eles podem se sentir sobrecarregados e não verão o valor do que você está oferecendo.

Como todo esse conteúdo gera vendas? É bastante direto. O segredo é orientar os prospects através dos estágios, conectando todos os seus materiais entre si até que eles escolham seu produto.

Está provado que as marcas que criam valor para seus consumidores ganham sua lealdade. Em última análise, isso se traduz em mais vendas.

E onde é o melhor lugar para mostrar o seu conteúdo?

Bem, você pode usar todas as ferramentas ou plataformas de conteúdo, como blogs, mídias sociais, campanhas de e-mail, landing pages, etc.

Mas lembre-se:

Uma estratégia eficaz de marketing digital deve ser integrativa e ser consistente em todas as suas mídias.

Por exemplo, você pode enviar um boletim que liga para algumas de suas postagens de blog. Você também pode colocar CTAs que levem prospectes e clientes a landing pages, onde podem baixar alguns de seus materiais, no seu blog, e assim por diante …

 

2. Estratégias de automação

As estratégias de automação de marketing oferecem a oportunidade de automatizar uma série de ações que tem um objetivo específico, como fazer uma ligação a um cliente ou acompanhar um cliente atual. Isso é chamado de fluxo de automação.

Essas estratégias, além de economizar tempo (porque exigem pouca ou zero intervenção humana), resultaram ser altamente efetivas no aumento das vendas on-line. Por quê? Por causa do acompanhamento preciso que você executa com cada cliente.

Por exemplo, imagine prospect faça um downloads de um conteúdo do seu site (etapa de decisão) e adicione um de seus produtos ao carrinho de compras. Mas, apesar de parecerem interessados, eles abandonam seu site sem comprar nada.

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Um sistema de automação de e-mail marketing enviaria um e-mail automaticamente para esse potencial cliente, para incentivar esses usuários a fazer uma compra destacando os benefícios do produto que estavam prestes a comprar ou com algum desconto especial. E, se ainda não o compram, o sistema lhes envia um segundo e-mail alguns dias depois, que contém depoimentos de clientes que compraram esse produto.

3. Estratégias de anúncios

A publicidade on-line tornou-se uma das opções favoritas para as empresas que desejam atrair clientes potenciais porque permite que eles aumentem sua visibilidade nas plataformas principais da Internet, que é precisamente onde seus potenciais clientes estão. Exemplos dessas plataformas incluem Google, Facebook, Twitter e LinkedIn.

Os usuários que clicam em um anúncio para um produto ou serviço específico estão muito melhor segmentados, porque já estão na fase de decisão e, portanto, são mais propensos a se transformar em um cliente da sua empresa.

Uma das vantagens desta estratégia é que você paga apenas pelos resultados, ou seja, a forma de pagamento é CPC, custo por clique, assim você só paga se alguém clicar em seu anúncio e for direcionado a seu produto. Você também pode decidir se paga por impressões, cliques, leads ou conversões. Por exemplo, se o seu objetivo principal é aumentar suas vendas, as campanhas centradas na conversão são a melhor escolha para você.

As plataformas de publicidade on-line também incluem ferramentas de medição para que você possa descobrir exatamente quantos visitantes, leads ou clientes geraram cada anúncio. Dessa forma, você pode calcular seu ROI, retorno sobre investimento, utilizando ferramentas e avaliar a eficácia dos diferentes anúncios.

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