planejamento estrategico marketing digital

6 passos sobre como desenvolver um planejamento estratégico de marketing digital em 2018

Desenvolver um planejamento pode muitas vezes não ser uma atividade de imensa diversão dentro de uma empresa, no entanto, em um mundo cada vez mais conectado precisamos estar cada vez mais preocupados com o planejamento estratégico de marketing digital, para não executarmos tarefas desordenadas e de maneira caótica,que não tragam resultados para a sua empresa.

Em 2018, uma campanha de marketing digital precisará de um plano rigoroso por trás, a fim de causar um impacto real nas taxas de conversão desejadas. Se você normalmente não baseia suas campanhas de marketing em um plano completo, é hora de mudar essa prática e colocar um planejamento estratégico de marketing digital em ação.

Por que desenvolver um planejamento estratégico de marketing digital

Um bom planejamento estratégico de marketing digital irá levá-lo às etapas necessárias para chegar a uma estratégia de campanha feita sob medida para atingir e se relacionar com seu público-alvo.

Seguindo corretamente as etapas descritas abaixo, sua campanha será alinhada com seus objetivos de marketing digital e seus objetivos de receita, por exemplo. Dessa forma, você atingirá seu público onde eles estiverem, por meio de conteúdos relevantes e impactantes de marketing digital.

Sem esse plano base, suas campanhas terão dificuldade em impulsionar o crescimento do negócio e não conseguirão obter o retorno sobre o investimento ideal.

Em preparação para 2018, você precisa aprender a desenvolver uma estratégia de marketing eficaz.

Como criar um plano de marketing para campanhas digitais

Abaixo apresentamos 6 etapas que juntas constroem um planejamento de marketing digital completo, personalizado e que alcançará os resultados esperados para sua marca.

1. Defina seu relatório de negócios

Analise seu mercado
Comece sempre com a análise do mercado. Antes de progredir, você deve ter uma compreensão clara e realista do desempenho de seus produtos ou serviços em seu setor. Uma maneira de fazer isso é solicitar aos clientes um feedback honesto. Alternativamente, você pode recorrer a dados e indicadores para esse tipo de informação.

Pesquise seus concorrentes
Compreender onde seus concorrentes estão atuando de forma positiva (e negativa) oferece uma boa visão de sua posição no setor. Isso ajuda você a entender os investimentos positivos e negativos realizados por eles.

As ferramentas pagas como SEMrush ou Ahrefs permite que você compare facilmente sua posição no mundo on-line. A maioria oferece períodos de teste gratuitos (de 14 dias a um mês) para que você possa experimentá-los antes de se comprometer.

Defina seus objetivos
Você deve procurar por 3 a 5 objetivos claros para cada campanha. Pergunte a si mesmo:

  • Qual é o seu objetivo geral?
  • O que (especificamente) você está esperando alcançar?

E considere …

  • Quem é o público-alvo da campanha?
  • Quanto tempo a campanha será executada?
  • Como você determinará o sucesso da campanha?

Quanto mais específico você puder ser nesta fase, melhor. Estratégia de marketing digital é um processo detalhado, então tente aprimorar exatamente quem você está segmentando e o que exatamente você deseja alcançar.

Por exemplo, se um dos seus objetivos é aumentar a captura de leads de um determinado conteúdo, você pode rastrear taxas de retorno do KPI da landing page atribuída. Com êxito ou não, este tipo de dado permitirá que você melhore suas ações ao longo do tempo.

Em última análise, esses indicadores devem mapear os objetivos de sua abordagem de marketing digital e, no final do processo, devem dar uma indicação clara de se a campanha foi um sucesso e se suas idéias de marketing digital estão funcionando da maneira que você deseja.

2. Defina seu orçamento

O orçamento geralmente é um assunto difícil. É importante não restringir o potencial de uma campanha pelo plano de orçamento apertado de marketing e alocação de custos. No entanto, todas as decisões devem ser tomadas com base no retorno sobre o investimento, ou ROI, de marketing.

Considere:

  • Alocação de recursos
  • Montante / tipo de ativos
  • Estratégia de distribuição

Por exemplo, se você planeja usar publicidade Pay Per Click, ou CPC, para obter uma pesquisa específica do Google, os fundos para isso precisam ser considerados nesta etapa do processo de desenvolvimento da campanha.

3. Defina Personas que deseja atingir

Uma persona é a definição de um cliente ideal, que serve como representante do seu público-alvo.

Construído com características e atributos muito reais – começando com a idade, trabalho, renda, etc. – uma boa persona deve descrever também os problemas e necessidades que o usuário ideal tem e como a marca pode ajudá-lo a resolver essas questões.

Com a compreensão dos objetivos e dos tipos de desafios que enfrentam seus clientes preferenciais, você pode começar a desenhar:

  • Temas – que você pode usar como base para a criação de conteúdo
  • Palavras-chave – que irão melhorar o impacto do seu conteúdo com este segmento de público
  • Estratégia do canal – uma compreensão de onde esse público existe no espaço digital (LinkedIn, Twitter, publicação X, etc.)

A preocupação central é esta: qual (s) canal (es) permitirá que você entregue suas mensagens-chave para seu público-alvo? (CPC, e-mail marketing, marketing de conteúdo, SEO, redes sociais, etc.).

4. Desenvolvimento de conteúdos

Ao escrever uma estratégia digital para uma campanha, ela precisa ser orientada para um segmento de público específico. Para tornar clara esta distinção, suas campanhas de marketing digital devem ser divididas em 3 categorias distintas:

  • Consciência
  • Conversão
  • Nutrição

Cada tipo de conteúdo direcionará o público em diferentes estágios da jornada do consumidor, cada etapa exige um tipo diferente de interação para se conectar e engajar esse público específico.

Conhecimento: O conteúdo deve ser desenvolvido com base em quem irá compartilhá-lo. Ele precisa de um amplo apelo e compartilhamento de massa. Um conteúdo de topo do funil de vendas.

Conteúdo de conversão: deve responder aos desafios que as personas enfrentam. Se não adicionar valor, não deve fazer parte de sua estratégia de promoção digital.

Conteúdo de nutrição: foi concebido para ser útil, educacional, qualquer coisa que seja adequada aos seus públicos e para mantê-los envolvidos com a sua marca.

5. Implementação

A fase de implementação pode ser dividido em 3 áreas principais:

Planejamento do tempo
Antes de produzir o conteúdo digital, você precisa de uma compreensão firme do prazo para sua campanha. Isso o ajudará a dividir o tempo e planejar recursos de forma eficiente e eficaz ao longo de toda a campanha de mídia digital.

Criação de ativos
Agora é a hora de começar a transformar suas incríveis ideias de conteúdo digital em materiais reais prontos para distribuição. Ou seja, é aqui que uma campanha de marketing planejada ganha vida e recebe o abastecimento de textos e imagens, por exemplo.

Planejamento de distribuição
Aqui você deve determinar exatamente onde e como cada conteúdo digital irá sair e quem é responsável pelos vários aspectos desse processo. Você também deve considerar como seu conteúdo se encaixa como um corpo maior de conteúdo. Por exemplo, se você tiver uma postagem no blog que também contenha um CTA,call to action, para uma peça de download de conversão, como um ebook, você precisará do conteúdo para download configurado e pronto para quando a publicação do blog for divulgada.

6. Relatórios

Medir os resultados das campanhas de marketing digital é vital. Se você não está medindo suas campanhas, não tem uma maneira eficaz e confiável de melhorá-las.

Você deve configurar um sistema de relatórios que permita acompanhar e medir o progresso da sua campanha através de estatísticas-chave e indicadores de desempenho.

Quanto mais você puder medir (mais dados você pode coletar, mais KPIs você pode rastrear, mais gráficos, estatísticas, métricas você pode usar para entender seu público online), mais você pode acompanhar o sucesso de suas campanhas de marketing digital e mais você pode se adaptar quando vê algo que funciona excepcionalmente bem, ou quando algo não está certo.

Isso pode ser feito em tempo real. Alguma coisa não está funcionando? Não há problema. Compreenda. Consertá-lo. Melhore. Aprenda com isso.

Um bom plano de marketing digital é a melhor maneira de dar às suas campanhas de marketing digital tudo o que eles precisam para sobreviver e prosperar no mundo digital.

Agora é hora de colocar o planejamento estratégico de marketing digital, em ação para o seu negócio. Muitas etapas podem ser otimizadas por meio da utilização de um software de automação de marketing e vendas, procure especialistas para te ajudar nessa etapa!

Esse post foi escrito pela  LAHAR, um software de automação de marketing robusto com essas e muitas outras funcionalidades.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *