Tudo sobre AdWords Google

Tudo sobre AdWords: a ferramenta do Google para anúncios online

Quase 80% das pesquisas feitas em mecanismos de buscas na internet mensalmente são feitas pelo Google. E olha, não são poucas, de acordo com uma pesquisa revelada pelo site, são feitas mais de 100 bilhões de pesquisas mensais no mundo (só no Google). Pensando que somos cerca de 7 bilhões de habitantes no mundo, esse número fica astronômico!

Já deu para ter uma ideia de quão grande e influente esse site é no mundo virtual que vivemos, certo? Por isso, neste artigo vamos te explicar tudo sobre Google AdWords e como essa ferramenta de mídia paga pode ajudar sua empresa a fazer parte desse mundo vibrante de buscas.

Trataremos 3 tópicos principais:

  1. Breve introdução e princípios básicos do Google AdWords
  2. Glossário da ferramenta
  3. Dicas de Experts do Google AdWords

Tudo sobre AdWords: princípios básicos do Google

O Google AdWords é uma ferramenta para divulgação online. Através de seus produtos digitais e da sua rede de sites parceiros, ele oferece espaços para divulgação de empresas via anúncios de textos, banners e até vídeos.

As opções de campanhas digitais são diversificadas na ferramenta, oferecendo um mix de estratégias interessantes para as empresas que buscam um planejamento complementar de marketing. Temos:

  • Rede de Pesquisa: também conhecidos como Links Patrocinados, são os anúncios que aparecem principalmente nos primeiros resultados do Google com a tag “Anúncio” e às vezes aparecem também na barra lateral direita dos resultados. Algumas configurações mais avançadas permite que você insira dentro de alguns produtos do Google, como o Gmail.
  • Rede de Display: são onde conseguimos realizar as campanhas de banners. Através da rede de sites parceiros que disponibilizam espaço, o anunciante pode criar campanhas que gerem apelo visual em seu público. A Rede de Display também é muito usada para campanhas de remarketing, que visam resgatar um usuário que visitou seu site, mas não efetuou a ação desejada.
  • Vídeos: as campanhas de vídeos são feitas para exibição no Youtube. Ainda uma mídia pouco saturada e com ótimo potencial de engajamento.
  • Shopping: ferramenta para anúncios de produtos para vendas online. Muito utilizados por e-commerces.

Saiba também quanto custa anunciar no Youtube.

Toda a estratégia e direcionamento dos anúncios são baseados, em sua maioria, em cima do conceito de palavras chaves (keywords). Palavras chaves são os termos ou expressões que os usuários digitam nos mecanismos de buscas – Google, Yahoo, Bing, para encontrar a solução da sua dúvida. Elas são instrumento principal em campanhas de mídia paga, já que auxiliam na segmentação da campanha para uma exibição mais assertiva de anúncios para o público desejado.

Uma informação importante sobre o Google AdWords é que ele funciona em um sistema de leilão automático online que roda toda vez que um usuário faz uma busca. O Google escolhe os anúncios a serem exibidos de acordo com dois critérios: o Índice de Qualidade do anúncio e o valor que você estipulou como lance máximo de CPC (custo por clique).

Ou seja, não basta investir rios de dinheiro para ocupar sempre o primeiro lugar nos resultados pagos, você precisa saber todas as regras e diretrizes para obter um alto índice de qualidade para equilibrar na conta do leilão do Google.

Glossário do Google AdWords

Para saber tudo sobre AdWords, você precisa entender também as funcionalidades e termos que irá encontrar na ferramenta. Fizemos um breve glossário com os principais nomes que você vai ver por lá.

Correspondência de palavra chave

Existem cinco formas de indicar palavras chaves no momento de criação das campanhas. Elas são dividas em correspondências de palavras chaves Ampla, Ampla Modificada, Exata, Frase e Negativa. Essas correspondências são indicadas por caracteres especiais que são inseridos antes ou em volta da palavra chave, são eles ” ” para frase, [ ] para Exata, + para Ampla, – para Negativa.

As correspondências ajudam a limitar ou ampliar uma segmentação através de palavras chaves, além de excluir termos que não trazem tráfego pouco qualificado. Caso queira se aprofundar mais nesse assunto, visite o site do Google.

Índices e métricas

CPC médio: o Custo por Clique (CPC) médio é o valor que você está pagando pela exibição dos anúncios dividido pela quantidade de cliques. 

Impressões: é o número de vezes total que seu anúncio é exibido para os usuários, mesmo o usuário interagindo ou não com o anúncio.

Interações: é a quantidade de vezes que um usuário interage com sua campanha. O tipo de interação vai depender da configuração da campanha, pode ser um clique em um banner ou uma visualização em um anúncio de vídeo.

Taxa de Interação: mede a taxa que um usuário interage com seu anúncio. Ela é calculada do % de engajamento do seu anúncio em relação a quantidade de impressões.

Conversões: depende da configuração da campanha, mas uma conversão pode ser uma venda, um cadastro de e-mail, uma inscrição no Youtube, entre outros.

Índice de Qualidade: é uma estimativa calculada pelo Google baseado na qualidade dos anúncios, palavras chave e página de destino. Quanto mais relevante for seu anúncio (mais interações) e página de destino pro usuário, maior será seu índice de qualidade.

Estrutura das campanhas

Campanhas: são as estruturas que englobam todos os grupos de anúncios (e anúncios). Nela configura-se nome da campanha, qual tipo de canal será exibido seu anúncio (Display, Pesquisa, etc), localização, idioma, estratégia de lances e outros aspectos mais macros.

Grupos de Anúncios: onde irá definir a página de destino e a segmentação.

Anúncios: são os criativos em si, sejam textos, banners ou vídeos. Teste diferentes chamadas e layout para alcançar melhor resultados.

Dicas de Experts que sabem tudo sobre AdWords!

Criar uma campanha no Google AdWords é mais fácil do que pode parecer. Os passos são simples e bem intuitivos, você pode saber em detalhes como criar sua campanha no Google AdWords nesse post. Se você acompanhou os tópicos anteriores, com certeza irá tirar de letra a criação da sua campanha.

Mas, o que os mestres do AdWords sabem que ninguém está falando?

Por isso, aqui separamos algumas dicas (quase que macetes) de profissionais renomados do mundo do marketing para te gerar insights qualificados.

1) Criatividade

“Sabe o slogan do Domino’s? “Você vai ter uma pizza novinha e quente, entregue dentro de 30 minutos – ou ela vem de graça!” O que mais você poderia querer quando for pedir pizza? Uma entrega rápida e que ainda esteja quente na hora da entrega. Gaste o seu tempo pensando sobre como você é diferente dos outros. O que você pode proporcionar que os seus concorrentes não podem? Foque nisso.” Neil Patel – Guru do Marketing Digital, fundador de famosas ferramentas como CrazyEgg, HelloBar, Kiss Metrics e Quick Sprout. 

2) Seja verdadeiro

“NUNCA prometa algo no seu título e call-to-action para chamar a atenção do usuário se você não vai entregar o conteúdo, e principalmente, saiba lidar com pessoas que possuem dúvidas ou estão descontentes com a sua comunicação.” Leandro MartinezTreinador Oficial Adwords no Google Partners Academy

3) Defina bem seu objetivo

“Antes de começar uma campanha é muito importante definir muito bem qual o seu objetivo (reconhecimento de marca, vendas, leads, etc). A partir disso você pode determinar a estratégia, mídia, formatos de anúncios, segmentações e KPIs para atingir seu objetivo. Isso será determinante para o sucesso da sua campanha.” Felipe Saraiva – Especialista em Mídia On-line na Links Experts

Agora que você já sabe tudo sobre AdWords, saiba também como anunciar no Facebook Ads e como divulgar sua empresa no Instagram.
Está sem tempo para iniciar suas campanhas de AdWords? Conte com o nosso time de especialistas em Google AdWords para criarmos juntos uma estratégia vencedora. Vamos marcar um bate papo sem compromisso? Estamos te esperando!

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