estratégias de marketing digital e e-commerce

5 estratégias de marketing digital e e-commerce B2B e B2C

Em 2017, no Brasil, o comércio eletrônico teve um crescimento de 12% em relação a 2016, com um faturamento em torno de R$ 59,9 bilhões, segundo dados da ABComm. Foram mais de 203 milhões de pacotes enviados pelas lojas virtuais brasileiras, com um tíquete médio que alcançou R$ 294. Para 2018 as projeções giram em torno de um crescimento ainda maior, atingindo os 15%. A ABComm prevê um faturamento de mais de R$ 69 bilhões, com isso, o tíquete médio deve subir para R$ 310. Com números tão atrativos é de se esperar uma busca ainda maior por dicas para e-commerce, principalmente no que tange estratégias de marketing digital e e-commerce.

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Estratégias de marketing digital e e-commerce são fundamentais para lojas virtuais dos segmentos B2B ou B2C. Por isso, se você vende produtos que atendem a empresas, também precisa pensar em táticas que levarão sua marca até seu cliente, seja ele uma empresa ou pessoa física, por isso mesmo ainda em fase em planejamento você deve pensar e pesquisa sobre como divulgar sua loja virtual.

O marketing digital envolve um amplo espectro de ferramentas e tarefas, que podem ser usadas para atingir uma variedade de metas relacionadas a branding, melhor engajamento, aumento de tráfego para seu site, atração de prospects, conversão de visitantes em leads e geração de vendas em seu comércio eletrônico.

As estratégias de marketing digital e e-commerce são extremamente eficazes para chamar a atenção e converter usuários em clientes. Com um planejamento estratégico de marketing digital, ou um plano de marketing para e-commerce desenvolvido com atenção aos pontos fundamentais como a construção da persona a quem deseja atender, é possível construir campanhas que atinjam a todos os estágios da jornada do consumidor.

B2B ou B2C é hora de você colocar a mão na massa e construir um planejamento de marketing digital que atrai, converte, nutre e vende. Por isso separamos 12 estratégias que trazem resultados para ambos os formatos de negócios, explicando qual o nível de retorno sobre investimento você pode esperar aplicando cada uma dessas táticas.

B2B ou B2C: Conheça 5 estratégias de marketing digital e e-commerce para sua loja virtual

#1 E-mail marketing

O e-mail marketing é uma ótima maneira de alcançar clientes on-line seja para negócios B2B ou B2C. O e-mail oferece maneiras diferentes de divulgar seu nome e atrair clientes para o seu comércio eletrônico.

No entanto, o e-mail marketing não é tão simples como apenas enviar um e-mail para o maior número de pessoas possível. O e-mail precisa ser segmentado e seguir determinadas práticas recomendadas para ser o mais eficiente possível para um negócio de comércio eletrônico. Quando você envia um e-mail para uma outra empresa (no caso de um negócio B2B) você precisa saber dados como o cargo que o lead possui dentro da empresa para assim entender o que oferecer e como falar com seu contato.

Quando seu negócio é B2C uma boa estratégia é basear suas ações na divulgação de promoções, conteúdos relevantes e incentivos de conversão.

Nos dois casos, primeiro escolha seu público. Muitas pessoas têm suas caixas de entrada configuradas para excluir automaticamente os e-mails indesejados pelos quais não se inscreveram. Isso pode significar que sua estratégia de e-mail marketing vai para uma lixeira antes mesmo de ter uma chance de sucesso. A simples ação de pedir às pessoas para se inscreverem em seus e-mails pode fazer a diferença entre seu marketing ser visto ou ser excluído.

Pode ser difícil conseguir que as pessoas optem por receber e-mails de empresas, por isso separamos algumas ideias para você aumentar a captação de leads e desenvolver uma estratégia de nutrição de leads efetiva.

  • Desenvolva landing pages atrativas e com alto índice de conversão
  • Ofereça incentivos para um usuário se inscrever, como descontos e cupons
  • Ofereça promoções especiais em seus e-mails que motivem os clientes a manter esses e-mails em vez de excluí-los
  • Mantenha o seu e-mail marketing curto. As pessoas não lêem e-mails longos, portanto, vá direto ao ponto
  • Certifique-se de que seus e-mails sejam formatados de maneira amigável ao leitor. Um e-mail que apenas parece um bloco de texto será rapidamente enviado para a lixeira.
  • Títulos de e-mail marketing precisam ser atrativos. Um e-mail sem linha de assunto ou uma linha de assunto ruim pode fazer com que os clientes pensem que o e-mail é lixo e não é valioso.Por exemplo, se você oferecer um desconto no e-mail, coloque isso no assunto para que as pessoas cliquem no e-mail
  • Inclua links no seu email. Facilite as pessoas a irem do seu email marketing para o seu website onde podem comprar os seus produtos
  • Siga estas práticas recomendadas. Além disso, garanta que você não está enviando muitos ou poucos e-mails. Atingir a cadência certa para a sua campanha de email marketing é crucial para o seu sucesso. Você precisa ficar na mente dos seus clientes sem incomodá-los demais.

Para tornar sua estratégia de marketing digital e e-commerce ainda mais eficaz, busque por softwares de automação de marketing digital. Por meio deles você poderá desenvolver um fluxo de nutrição para uma base de cadastros cada vez maior.

A estratégia de marketing digital e e-commerce que abrange o e-mail marketing funciona muito bem para empresas B2B, para geração e qualificação de leads, tendo alta efetividade e taxas de conversão satisfatórios. Para empresas B2C o e-mail marketing também funciona de forma eficaz para branding e ativação de produtos.

#2 Marketing de Conteúdo para E-commerce

Preencher seu site com conteúdo de alta qualidade pode realmente ajudar o seu negócio de comércio eletrônico. O marketing de conteúdo pode direcionar o tráfego e dar um feedback valioso aos usuários que estão intensamente interessados ​​em seus produtos e serviços.

Dentro da lógica de funil de vendas, é importante desenvolver conteúdos que atinjam usuários que estejam em qualquer um dos estágios, seja topo, meio ou fundo de funil.

Novamente é preciso entender a persona independente do formato do negócio ser B2B ou B2C. Se você é uma empresa B2B e tem um negócio que vende software que gerencia equipe de campo por exemplo, você deve desenvolver conteúdos voltados para gestores de equipes externas por exemplo, apresentando dicas de como motivar equipes, aumentar a produtividade e otimizar serviços.

Se você tem um negócio B2C que vende sapatos, uma ideia é que desenvolva um conteúdo que atraia os entusiastas de calçados, afinal eles podem estar à procura de artigos detalhados sobre uma variedade de tópicos relacionados ao negócio de comércio eletrônico de calçados. Isso atrai os clientes e também os estimula a permanecer em seu site. Eles começarão a ver sua empresa como um recurso valioso, em vez de apenas um lugar para comprar coisas.

O conteúdo também pode ser desenvolvido com o objetivo de auxiliar na estratégia de SEO, auxiliando a empresa a rankear em melhores posições no Google.

#3 Mídias sociais em sua estratégia de marketing digital e e-commerce

Não é novidade que as pessoas usam as mídias sociais para pesquisar o que comprar. O Facebook não é mais apenas uma maneira de interagir com amigos. As pessoas agora estão usando para pesquisar produtos e serviços e obter recomendações. O mesmo vale para as outras grandes plataformas de mídia social.

No caso de negócios B2C sua empresa pode investir em plataformas como Facebook, Twitter e Instagram, para empresas B2B o Linkedin é uma excelente oportunidade para entrar em contato com gestores e diretores de empresas de variados segmentos. Mas não se feche a isso. Pesquise qual a linguagem e quais as personas que deseja atingir e busque referências em cada uma dessas redes sociais, entendendo como elas podem funcionar para sua organização.
Independente de B2B ou B2C, ter uma presença sólida na mídia social pode aumentar suas vendas de comércio eletrônico. Mas antes de você entrar no mundo on-line, verifique se está fazendo isso da maneira certa. Aqui estão algumas dicas para publicidade através da mídia social:

  • Tenha voz e tom consistentes ao postar nas redes sociais
  • Crie uma persona e atenha-se a ela. O seu “eu on-line” representará sua empresa, portanto, certifique-se de que a persona seja profissional, mas próxima
  • Pesquise quais redes social funcionam melhor para o seu negócio. Você não precisa postar em todas as plataformas, apenas nas que funcionam

Dica extra: A escolha de uma variedade de canais de mídia social apropriados pode maximizar seu impacto e alcançar o desempenho on-line.

Dica extra #2: Os clientes querem interagir com as empresas como se fossem pessoas; eles desejam interação humana que seja autêntica e menos “corporativa” do que a publicidade tradicional de negócios.

#4 Mobile Marketing

O celular está se tornando um negócio cada vez maior para as estratégias de marketing digital e e-commerce. As pessoas querem pesquisar produtos e comprá-los em seus telefones, por isso, ter uma estratégia de mobile marketing melhora muito sua estratégia geral de marketing de comércio eletrônico.

Com o mobile marketing, seu objetivo é alcançar as pessoas em smartphones e tablets. Você pode usar coisas como e-mail marketing, SMS e mídias sociais. Abaixo algumas dicas para se dar bem no mobile marketing.

  • SMS: essa é uma forma de marketing para celular em que você envia mensagens curtas para os smartphones das pessoas. Às vezes, a mensagem é apenas um pequeno lembrete. O marketing por SMS também pode incluir itens como cupons e ofertas. Seus clientes devem optar pelo marketing de SMS antes que você possa enviar mensagens, mas pode ser uma forma econômica de marketing.
  • Push Notification Marketing: notificações push são bastante recentes. Um usuário deve ter um aplicativo relacionado à sua empresa instalado em seu telefone. Isso exige que sua empresa tenha um aplicativo para oferecer, mas, se você tiver um, poderá enviar notificações por meio dele, chamadas de notificações push. Eles informarão seus clientes sobre ofertas e cupons, bem como produtos que você tem para oferecer. Se eles seguirem a notificação e abrirem o aplicativo, eles também poderão comprar por meio desse aplicativo.
  • Marketing baseado em aplicativos: você pode pensar na construção de um aplicativo para smartphone, mas a primeira questão é: porque meu cliente faria o download? O que ele ganharia com isso? Pesquise entre seus concorrentes e descubra algo diferente que você possa oferecer.

Por mais que a estratégia de marketing e e-commerce usando o SMS seja mais eficaz para mercados B2C, uma boa estratégia de captar contatos B2B é a presença em eventos da área que você atende. Em geral nesses espaços você tem uma abertura maior dos gestores e diretores de empresas que podem se tornar parceiras. Após a captação de contatos você pode nutri-los com mensagens interessantes com o objetivo de conversão.

#5 SEO

A otimização do mecanismo de pesquisa, ou SEO, afeta cada uma das técnicas de marketing que já discutimos. Portanto, é vital ter um forte entendimento do que é SEO e como ele funciona.

SEO é o processo de fazer com que seu site apareça no topo da primeira página das pesquisas do Google, criando conteúdo relevante em torno de palavras-chave fortes. Isso vai mudar dependendo do seu negócio.

Pesquisa de palavra-chave é um primeiro passo crucial no processo de desenvolvimento de SEO forte. Por exemplo, se você gerencia um negócio com a venda de laptops, você gostaria de atingir todas as palavras-chave que as pessoas usam quando pesquisam laptops e tomam uma decisão de compra. Isso pode ser coisas como “melhor laptop” ou “qual laptop devo comprar” ou “melhores marcas de laptop”. Primeiro, você precisa saber como as pessoas estão procurando o seu negócio antes de tentar capturar o tráfego deste website, para isso pode usar a ferramenta de palavras-chave do Google.

Depois de ter algumas palavras-chave, você pode criar conteúdo em torno dessas palavras-chave. Isso pode ser blogs, vídeos, postagens de mídia social e muito mais. Blogs sobre tópicos específicos podem alcançar uma enorme quantidade de tráfego e direcioná-lo para seu website. Mesmo que a parte de compra e venda do seu site seja separada da parte do conteúdo, o conteúdo deve ter SEO forte se você quiser aumentar o tráfego.

Você deve fazer mais do que apenas criar um monte de conteúdo em torno de palavras-chave, no entanto. Seu conteúdo e seu site precisam de estrutura de site forte para ter um bom SEO. O Google priorizará sites com boa estrutura e os colocará mais em pesquisas. Verifique se o seu site é visto pelo público certo seguindo as práticas recomendadas de SEO.

Estar bem posicionado em um mecanismo de busca importante como o Google é importante para qualquer negócio, seja ele B2B ou B2C. Por meio de pesquisas sobre os serviços e produtos que precisam empresas e clientes finais deve encontrar a sua solução, serem nutridos por sua empresa, e tomarem a decisão de escolher você como a solução de suas problemas. Por isso fique atento as demandas de SEO.

Ainda dentro da lógica de ser encontrado no Google sua empresa pode e deve investir em Google Adwords. Você pode configurar campanhas para exibição na rede Display ou para ser elencado como resultado de buscas. Ambos os casos podem trazer resultados incríveis para seu negócio e transformar suas estratégias em sucesso.

Mensalmente, mais de 100 bilhões de pesquisas são realizadas no mundo só no Google, isso representa 80% de todas as pesquisas feitas. Com uma combinação de várias estratégias de marketing digital, você pode atrair potenciais clientes, educá-los e convertê-los.

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