O que é CPA Custo por Aquisição

O que é CPA (Custo por Aquisição)? Como calcular?

Se você lê conteúdos de marketing digital, com certeza já deve ter se esbarrado com algumas siglas peculiares: ROI, CPC, CPM e o tão famoso CPA, mas o que significa o CPA no marketing digital? E como calculá-lo? É o que vamos explicar nesse conteúdo.

O que é CPA ou Custo por Aquisição?

O CPA é a abreviação do termo Custo por Aquisição. Esse termo deriva da palavra em inglês Cost per Action, que significa Custo por Ação e abreviada resulta na mesma sigla CPA.

Ela é uma métrica de marketing digital que serve para medir o valor gasto por cada nova “conquista” da sua campanha de mídia paga.

Essa métrica é comumente conhecida pela ferramenta de anúncios do Google AdWords, que permite criar anúncios automatizados relacionados ao Custo de Aquisição que você define para cada campanha.

O CPA pode ser calculado para campanhas com diferentes objetivos, abaixo listamos algumas ideias de campanhas que podem ter diferentes objetivos para calcular o CPA:

  • Preenchimento de um formulário
  • Download de um ebook
  • Inscrição em um Webinar
  • Visualização de um vídeo
  • Venda de um produto (camiseta, tênis, quadro)
  • Venda de um curso online

Como calcular o CPA

O cálculo do CPA é feito de forma simples: o valor investido dividido pelo nº de “conquistas” que sua campanha teve. Estamos usando o termo ‘conquistas’, porque elas podem variar desde a venda de um produto, até uma visualização de um vídeo ou um novo lead gerado.

Deixando mais claro, vamos dar um exemplo: uma empresa de cursos de idiomas a distância irá divulgar o novo curso de italiano com uma aula gratuita online. Para ajudar na divulgação e angariar mais inscritos, você irá criar uma campanha de mídia paga. O objetivo para conseguir iniciar uma nova turma com sucesso é captar 100 usuários e gastar no máximo R$500,00. Ou seja, para adquirir cada novo usuário, você deverá gastar no máximo (em média) R$5,00, e assim você tem o seu CPA máximo da campanha: R$5,00 por usuário. Lembre que nesse caso é uma estimativa, você deverá acompanhar sua campanha para saber se realmente conseguirá alcançar esses resultados. Dependendo do seu mercado e nicho, a concorrência pode ser muito maior, influenciando no custo dos anúncios.

Um outro exemplo seria uma campanha para aumentar o nº de leads qualificados gerados no mês. Um software de contabilidade criou um ebook com o passo a passo para abrir uma empresa. O valor investido foi de R$1000 e gerou 300 novos leads, ou seja, o Custo por aquisição (CPA) foi de R$3,00 por novo lead.

Cuidados ao usar o CPA em campanhas

Agora que já está por dentro do que significa CPA, vamos dar algumas dicas para usar e acompanhar o CPA como especialistas fazem.

A maior parte das pessoas quando vão configurar uma nova campanha no Google AdWords, por exemplo, escolhem a opção de lance por CPC (Custo por Clique) e CPM (Custo por Mil Impressões).

Essa é de fato uma boa prática, já que você consegue estipular um valor máximo para cada um dos lances e ter maior controle sobre os investimentos da sua campanha.  

Esse é um cuidado que se deve ter ao usar as configurações de CPA automatizado no Google AdWords. Após a configuração do CPA, deve-se acompanhar de perto os resultados e se não estiver performando bem, você pode ou definir um CPA personalizado ou alterar para outro tipo de lance (CPC ou CPM).

E aí, deu para entender o que é CPA e como calcular em suas campanhas? Comente abaixo.

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