O que é Native Ads e como criar essa tal de Publicidade Nativa?

O marketing está sempre se reinventando. Saber o que é Native Ads (anúncios nativos) nos dias atuais é a mesma coisa que entender o que era Marketing de Conteúdo em 2010.

Com a saturação dos canais de mídia paga online, onde cada vez os usuários estão mais dispersos, as marcas enfrentam o desafio de captar a atenção dessas pessoas, ainda mais com campanha de vendas diretas.

Cada vez mais, está sendo importante que as empresas se posicionem como produtoras de conteúdo, criando artigos para blog, vídeos, infográficos e outros materiais ricos.

Os internautas não são mais tão receptivos a anúncios, banners e conteúdos promovidos vendendo um produto ou serviço como eram a alguns anos atrás.

Devido a isso, nasce uma nova estratégia de captação no marketing: a Publicidade Nativa, tradução do inglês Native Ads.

Nesse conteúdo você entenderá o que significa Native Ads e como criar a sua estratégia de publicidade nativa para atrair mais a atenção do seu público.

O que é Native Ads?

A estratégia de native advertising consiste na divulgação de conteúdo pago, sem que ele pareça pago. É a arte de oferecer um conteúdo valioso, no momento certo, sem ser intrusivo.

Dentro de um funil de marketing, a publicidade nativa está presente em seu topo junto a outras estratégias de atração de tráfego.

O Native Ads geralmente é apresentado com as mesmas características gráficas e de layout do site que está sendo exibido. Pensando assim, fica mais fácil de entender o termo de “anúncio nativo”, pois ele é uma publicidade, mas com as características visuais e textuais do canal nativo, ou seja, do canal onde ele está sendo exibido.

Para ficar mais claro, vamos dar um primeiro exemplo. Se você tem Facebook, com certeza já deve ter sido impactado por uma das deliciosas receitas do Tastemade. Sabe aqueles vídeos curtinhos mostrando o passo a passo do prato? Então:

Nesse exemplo, conseguimos entender claramente o conceito de anúncios nativos. Ele mostra exatamente o mesmo formato de conteúdo da página, mas com a propaganda clara da Brahma Extra Lager, mas sem prejudicar a experiência do usuário.

A ideia do Native Ads é essa, promover conteúdo pago de qualidade, sem ser invasivo ao usuário. Podendo ele ser um post em um blog, um vídeo no facebook ou outra mídia.

Exemplos de Publicidade Nativa

Agora que você já sabe o que é Native Ads, vamos ver alguns exemplos para inspirar a criação de suas campanhas de publicidade nativa.

O primeiro exemplo é o de conteúdo patrocinado na página da Folha de São Paulo. O espaço é gerenciado por uma das maiores empresas de Native Ads, a Outbrain.

Nesse exemplo, o conteúdo que o usuário estava lendo era sobre casamento, assim, logo abaixo as opções de anúncios nativos são relacionadas a essa temática. Repare como o layout dessa área se mantém, não prejudicando assim a experiência do usuário.

O que é Native Ads

A Taboola é outra empresa que oferece o gerenciamento e recomendação de notícias em grandes portais, como o exemplo abaixo do site Minha Vida. A notícia principal era sobre uma temática de saúde e logo após o final da matéria havia o espaço das matérias recomendadas.

Anúncios nativos taboola

Os anúncios nativos não estão restritos a notícias recomendadas, como mostramos o exemplo anterior do Tastemade. Por isso, a diretriz aqui é inovar e estar sempre pensando em uma boa experiência para o usuário.

Qual a diferença entre um banner tradicional e um Native Ad?

Em resumo, em que um Native Ad difere de um banner tradicional?

  • O banner tradicional nem sempre está contextualizado, pode ser um propaganda de carro no seu feed do Facebook. Já o native ads possui relevância e contexto em sua inserção, seguindo esse exemplo, seria um review pago de um modelo de carro de um perfil para amantes de carros.
  • Os banners em geral possuem um padrão e não estão caracterizados com o canal em que eles estão inseridos. Já o native ads possui o layout similar e caracterizado de acordo com a página que ele é inserido.
  • Os banners desviam a atenção do usuário em relação ao conteúdo que ele está navegando. Os anúncios nativos focam na experiência e mantém o usuário dentro do contexto que ele está navegando.

Veja também: Onde anunciar na internet? 6 formas (pagas e gratuitas)

Como criar uma campanha de Native Ads?

Você pode criar por conta própria, fechar com outras empresas parceiras uma divulgação diferenciada ou buscar as empresas especializadas como a Taboola e Outbrain. Alguns sites, como o Uol já possuem até equipe interna para fechar pacotes de anúncios nativos.

Seja criativo e lembre-se que a publicidade nativa precisar oferecer conteúdo valioso e contextualizado, no momento certo, sem interromper a experiência do usuário.

O Native Ads é uma opção inovadora para estratégias de awareness, mas campanhas de anúncios no Google AdWords, Facebook, Instagram e outras mídias podem ser uma melhor opção em um primeiro momento de divulgação online.

Nós da Links Experts possuímos uma equipe especializada e certificada pelos principais canais de mídia paga. Entre em contato com a gente para elaborarmos uma estratégia de anúncio digital de acordo com seu negócio.

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