Como anunciar no Google Maps e destacar seu negócio nas pesquisas locais

Os smartphones são rotina no nosso dia a dia. Além das redes sociais como Facebook e Instagram, os apps de localização, como o Google Maps, também se tornaram ferramentas úteis. Principalmente, para as empresas que podem ser encontradas mais facilmente através da internet. E com tanta gente precisando chegar a algum lugar, aprender como anunciar no Google Maps deixa seu negócio um passo à frente da concorrência.  

De acordo com a 28ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas em 2017, no Brasil existem 198 milhões de smartphones em uso. E a expectativa para os próximos dois anos é de que este número cresça para 236 milhões de smartphones, um salto de 19% em relação ao período atual.

Diante de um público potencial tão grande e com acesso a internet, buscar novas formas de como prospectar clientes pela internet é uma forma inteligente de se destacar.

Para te ajudar, montamos um passo a passo de como anunciar no Google Maps para aparecer nas pesquisas locais, as vantagens e como ativar as extensões de local na sua conta do Google AdWords.

Passo a passo: como anunciar no Google Maps

Os anúncios no Google Maps são uma forma eficiente de atrair clientes que estão próximos do seu negócio. Se você tem uma empresa, os anúncios no Maps permitem que as pessoas cheguem até você facilmente.

O processo de como anunciar no Google Maps inclui 2 passos simples, mas importantes. Veja abaixo o que você precisa fazer:

#1- Criar uma conta no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita, que permite as pessoas encontrem informações sobre sua empresa na Pesquisa Google e no Google Maps. Ao se cadastrar, você preenche uma série de dados sobre a sua empresa para que as pessoas saibam endereço, telefone, site oficial e mais.

Esse é o primeiro passo de como anunciar no Google Maps e criar uma conta no Google Meu Negócio é fácil. Basta seguir as etapas abaixo:

  • Acesse https://www.google.com.br/business/ – Use sua conta do Gmail para logar ou crie uma antes de começar, caso ainda não possua;
  • Em seguida, preencha o ‘Nome da empresa’ e ‘Onde você está’ com os dados de localização;
  • Depois, você confirmará ‘Onde sua empresa está’ no mapa e em seguida, o ‘Tipo de empresa que você administra’;
  • Na próxima etapa, você confirma seu número de telefone e site (campos opcionais);
  • Logo, clique em continuar para ‘Confirmar seu vínculo com esta empresa’;
  • Para concluir, escolha um método de verificação que pode ser: por telefone, e-mail ou pelos Correios, através de um cartão com um número PIN de ativação.

Concluído o cadastro, a sua empresa terá uma referência de dados e será encontrada por pessoas da sua região que buscam pelo serviço que você oferece no Maps. O que já permite que você apareça de forma orgânica nas pesquisas.

É fundamental que as pessoas ao pesquisarem sobre sua área ou diretamente pelo nome da sua empresa, encontrem dados atualizados e precisos. Você não deseja perder clientes certo?

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#2 Ativar as extensões de local na sua conta do Google AdWords


O segundo e último passo de como anunciar no Google Maps é ativar as extensões de local no Google Adwords. Habilitar essa função ajuda as pessoas a encontrarem locais, pois exibem o endereço, um mapa ou a distância até a sua empresa nos anúncios.

Com as extensões de local é possível clicar ou tocar na extensão para ver mais detalhes na página do seu negócio; incluir um número de telefone ou um botão “Ligar”.

No vídeo abaixo você verá como criar essas extensões de local na sua conta do Google Adwords rapidamente:

 

Com as extensões de local ativadas você pode exibir as informações do seu negócio em diversos formatos, nos dispositivos móveis e computadores, nos seguintes locais:

  • Rede de pesquisa do Google: o endereço aparece logo abaixo do texto do anúncio (vide exemplo);
  • Sites de parceiros da rede de pesquisa do Google, como o Google Maps;
  • Rede de Display do Google;
  • Anúncios em vídeo do YouTube.
exemplo-anuncio-google-maps
Exemplo de anúncio na Rede de Pesquisa.

Depois de ativar as seleções de local:

  • Na hora de criar suas campanhas, use a segmentação por local e defina lances também por local. Assim, seus lances aumentam para as pessoas localizadas perto da sua empresa.
  • Otimize as palavras-chave: use palavras-chave relacionadas à sua localização e ao que as pessoas estão procurando localmente.

Terminado estes passos, você vai poder usar as localizações (caso você tenha mais de uma empresa) e as suas referências no Google Meu Negócio ao criar anúncios no Google Adwords.

Leia mais: Como criar personas e se comunicar com o cliente certo.

Vantagens de anunciar no Google Maps

Os anúncios no Google Maps apresentam o local da empresa e fazem com que os usuários visitem suas unidades físicas ou liguem obter mais informações.

Quando as pessoas pesquisam por empresas próximas na busca do Google ou no Google Maps (por exemplo, “restaurantes perto de mim”), elas podem ver anúncios de pesquisa local que exibem a localização da sua empresa.

Outras vantagens são:

  • Receba mais visitas à loja: aproveite o tráfego de pessoas próximas de seu local, gerando oportunidades de visita.
  • Receba chamadas: os anúncios de pesquisa local no Google Maps podem incluir uma opção para os usuários ligarem, usando o número de telefone do local em destaque.
  • Ajude os clientes a saberem mais sobre sua empresa: os anúncios direcionam os usuários para a página da sua empresa, que inclui informações como horário de funcionamento, endereço, avaliações de clientes e fotos. O que gera confiança para o seu negócio

Agora que você já sabe como anunciar no Google Maps, aproveite para planejar novas ações dentro da plataforma.

Leia mais dicas marketing digital neste post do nosso blog e coloque a mão na massa!

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