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E-commerce para pequenas empresas: Plataformas, estratégias e ferramentas!

O que você diria de um mercado que faturou 44,4 bilhões de reais em 2016? Promissor, não?  Sim, o segmento de compras online se mantém em crescimento enquanto o ritmo é de recessão na economia.

E a boa notícia é que tem espaço para todos! Seja você micro empreendedor ou gigante do varejo.

Nesse conteúdo vamos ensinar o que é necessário para criar um e-commerce para pequenas empresas, desde a escolha da plataforma, quais estratégias adotar e ferramentas indispensáveis para o sucesso da sua loja virtual.

Listamos um checklist com 6 passos para você criar seu e-commerce:

  1. Escolha a plataforma ideal para sua empresa
  2. Crie as redes sociais da sua empresa e inclua em sua loja
  3. Trace uma estratégia de SEM
  4. Capte leads e crie campanhas de e-mail marketing
  5. Engaje sua base com planos de fidelização
  6. Monitore seus resultados

Pega seu caderno e vem tomar nota desse passo a passo.

1) Qual a melhor plataforma de e-commerce para pequenas empresas?

Existem algumas dezenas de formas de criar sua própria loja virtual. Você pode criar por conta própria, contratar um programador freelancer ou uma agência especializada.

Sabemos que para pequenas empresas todo investimento é um custo pesado no orçamento, por isso, separamos 3 plataformas que são fáceis de usar e que você pode criar por conta própria o e-commerce da sua empresa, sendo ela pequena ou grande, em poucas horas.

Wix

A ferramenta de desenvolvimento de websites do Wix é uma das mais conhecidas e mais fáceis de usar também. Com templates prontos, eles facilitam na hora de configurar seu site e subir os produtos pro ar.

O Wix oferece uma opção de domínio gratuita, mas que inclui o nome deles na URL (o que não é ideal, principalmente para SEO). A vantagem de usar essa ferramenta é justamente essa, se você está com pressa e pouco orçamento para investir, o Wix pode ser uma boa escolha para o pontapé inicial.

Xtech

A XTech é uma empresa brasileira que vem ganhando espaço nesse mercado por ser uma ferramenta mais completa para criar o e-commerce de uma pequena empresa.

As vantagens de usar essa ferramenta é que, além de possuir todas as configurações padrões que as outras ferramentas tem (templates prontos, integração Correios, gestão de estoque e clientes, etc), ela ainda possui integração com lojas de marketplace (Dafiti, Submarino, Mercado Livre, etc), sistema de e-mail marketing, ligação com meios de pagamentos e softwares de gestão financeira, além de outras funcionalidades que só ajudam na organização de uma loja virtual. Veja todos os recursos que a XTech oferece aqui.

Loja Integrada

Outra opção também brasileira é a Loja Integrada. Através dessa ferramenta também possível escolher um layout pronto e colocar o seu e-commerce no ar em poucas horas.

O diferencial da Loja Integrada está na possibilidade de criar seu e-commerce já com domínio próprio de forma gratuita. A compra do domínio é separado, mas a hospedagem do seu site é gratuita com algumas limitações de funcionalidades. Vale a pena explorar todos os recursos e preços da Loja Integrada para ver se ela se encaixa em seus planos.

Woocommerce

O Woocommerce também é uma opção para pequenas empresas que querem criar uma loja virtual. A plataforma, que é um produto WordPress, possui boas avaliações quando se fala em SEO, já que seu código é mais limpo e de fácil leitura para o Google.

Também é uma plataforma gratuita para as principais funcionalidades, mas algumas ferramentas extras podem ser pagas. A plataforma é toda em inglês e pode dificultar a implementação da loja virtual. Mas vale a pena checar mais a fundo tudo que o Woocommerce oferece para ver se está de acordo com sua estratégia.

2) Crie as Redes Sociais da sua empresa e inclua os links no seu e-commerce

Talvez sua empresa já até tenha as redes sociais configuradas, muitas empresas começam vendendo por elas e depois quando o volume de pedidos cresce, migra para uma loja virtual. E isso é ótimo!

Mas caso seu negócio ainda não esteja nas redes sociais, está na hora de criar! Facebook, Instagram e Twitter são as mais usadas por empresas. Mas fique a vontade para explorar outras redes como Linkedin e Snapchat.

Elas serão grandes aliadas na hora de divulgar seus produtos e trazer novos clientes pro site.

3) Trace uma estratégia de SEM (Search Engine Marketing)

Ouve-se muito falar sobre SEO e SEM, mas o que significa e como essas estratégias implicam no sucesso do seu negócio?

Em poucas palavras, o SEO (Search Engine Optimization) está dentro das estratégias de SEM. E por sua vez, SEM é a otimização dos mecanismos de marketing, sejam eles pagos como anúncios em mídias sociais, ou gratuitos como a produção de conteúdos otimizados para mecanismos de buscas (SEO).

As ações de anúncios em redes sociais podem ser uma estratégia mais a curto prazo, para que consiga novos clientes mais rapidamente. Concomitante a isso, é importante já ter um plano de ação de SEO para ir crescendo também seu tráfego orgânico.

E isso nos leva ao próximo tópico.

Quer saber mais como aumentar as visitas em seu site? Confira nesse post!

4) Capte Leads e crie campanhas de e-mail marketing

Agora que você já iniciou suas estratégias de atração de tráfego, está na hora de transformar esses visitantes em contatos de e-mails.

Afinal, se você não tiver nenhuma estratégia de captação de leads, cerca de 95% dos seus visitantes vão entrar em sua loja virtual e sair sem comprar nada.

Pop ups, banners para newsletter e até mesmo um chat pró ativo podem ajudar na captação de contatos. Use cupons de descontos, promoções de frete e outras chamadas atrativas para captar esses contatos.

Com sua lista de contatos crescendo, está na hora de começar a nutrir eles com informações. Divulgue novos produtos, faça promoções exclusivas e fidelize sua base de contatos.

Pode acreditar, o canal de e-mail marketing é uma das ações de marketing que mais geram resultado para e-commerces, ainda mais para pequenas empresas.

5) Engaje sua base com planos de fidelização

Pegando o gancho do tópico anterior, sua base de e-mails pode ser sua principal fonte de faturamento. Só saber usá-la sabiamente e os resultados virão.

Além de criar campanhas de e-mail marketing, muitos e-commerces de sucesso apostam em campanhas de fidelização, ou seja, estratégias para reter seus clientes e incentivar a recompra.

Pense no que você pode oferecer a mais de valor para esses usuários que já estão sua base. São campanhas de ‘compre 5 e ganhe o 6º’, frete com 50% de desconto, indique um amigo e ganhe 10% de desconto na próxima compra, etc.

Seja criativo e crie ações diferenciadas para esses que já apostaram no seu negócio.

6) Monitore os resultados

Muitos pensam que por ser um e-commerce para uma pequena empresa não é necessário acompanhar os dados de perto. Pois estão muito enganados.

Uma das principais características das grandes lojas virtuais é que elas sempre estão monitorando suas métricas e resultados.

O que é certo pensar para pequenas empresas é que não é necessário ter milhares de métricas (que você não vai conseguir acompanhar no dia a dia).

Foque nas principais e tenha certeza que sua empresa está rodando no positivo.

Agora você está pronto para criar o e-commerce da sua empresa, seja ela pequena ou grande! Quais estratégias que você está aplicando em seu negócio? Compartilhei com a gente no campo de comentários.

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