Como captar clientes pela internet

Como captar clientes pela internet e ampliar o lucro: 9 dicas

Você está procurando maneiras de como captar clientes pela internet? Neste guia, você aprenderá, com dicas práticas, como conseguir clientes pela internet e aumentar o lucro da sua empresa, com estratégias digitais.

Partindo do princípio básico de que você sabe quem é o seu cliente, ou persona, e que seu produto ou serviço, realmente, resolvem o problema dessa fatia da população, a seguir separamos 15 dicas, práticas de como captar clientes pela internet e ampliar suas vendas e lucro.

Passo a passo sobre como captar clientes pela internet

1. Tenha um blog direcionado

Dentro da nova jornada do consumidor, o Inbound Marketing se tornou o conjunto de estratégias mais cobiçado no cenário digital. Entre as táticas mais relevantes, está o marketing de conteúdo.

Investir na produção de conteúdo para blog pode não ser a solução imediata para seu objetivo de conseguir clientes para internet, porém, é fundamental, caso você tenha intenções futuras de manter o crescimento de seu negócio.

A médio e longo prazo, escrever conteúdo interessante em seu site, renderá aumento do tráfego e da taxa de conversão. Acredite em nós!

Leia também: Inbound e Outbound Marketing: diferenças e vantagens em um resumo de 10 minutos.

A produção e publicação de um conteúdo segmentado, ajudará na estratégia de SEO de seu site, trazendo novos clientes de maneira orgânica e também incentivando seus visitantes a compartilharem seu conteúdo.

A verdade é que todos os sites devem ter conteúdo de blog como parte de sua estratégia de marketing!

O conteúdo do blog é importante para o SEO, e se você deseja aparecer como resultado para parte das mais de 100 bilhões de pesquisas realizadas através do Google todos os meses, investir em conteúdo é obrigatório.

2. Segmente as palavras-chave certas

Você precisa aprender como usar a ferramenta de palavras-chave do Google, alinhada a estratégia de conteúdo e SEO abordadas acima.

Não há dúvida de que as palavras-chave, como ferramentas para SEO, desempenham um grande papel no mercado digital de hoje.

A seleção de palavras-chave também é altamente eficaz para o sucesso de campanhas pagas de pesquisa, do Adwords. Bem como parte integrante do ranking orgânico do Google e de todos os demais motores de busca.

3. Execute campanhas de anúncios pagos

Os links patrocinados estão entre as táticas mais básicas de direcionamento de pessoas para um produto ou serviço, em plataformas digitais.

O Google Adwords é peça fundamental e indispensável no seu caminho para a compreensão de como captar clientes pela internet.

Se você já conhece (mas, ainda não é nenhum expert), ou se está iniciando sua caminhada de aprendizagem sobre a plataforma de anúncios do Google, sugerimos que leia o artigo exclusivo, e super completo; Tudo sobre AdWords: a ferramenta do Google para anúncios online”.

4. Parceria de negócios

Estabelecer uma parceria com uma marca, que não é sua concorrente, pode ser uma maneira altamente eficaz de adquirir novos clientes.

Isso pode ser algo tão simples quanto uma troca de guest posts – quando você escreve para o site dele e ele para o seu site.

Por meio dessas ações, você atrair o tráfego do parceiro para o seu site e enviará seu tráfego para o dele.

Além de conteúdo, você também pode colocar um banner no site parceiro para direcionar o tráfego para seu site, ou loja virtual. Neste caso é interessante remunerar o parceiro com uma parte da receita vinda do site dele ou com uma taxa fixa.

5. Esteja em mídias sociais

Na era da mídia social, o marketing eficaz não significa apenas fazer com que as pessoas venham até você, mas sim, participar dos canais dos quais seus clientes também participam. Entre eles, podemos citar, o Facebook, Twitter, Instagram ou qualquer uma das outras redes sociais, que se comunicam com o seu público.

Escolha os canais certos para sua empresa e participe de forma autêntica.

Lembre-se, de que as mídias sociais não servem apenas para levar os usuários à sua loja. Elas também estão lá para ajudar você a criar um relacionamento real com as pessoas que fazem parte desse canal.

Envolva-se com seus seguidores ativamente por meio dessas plataformas, com o objetivo de atrair clientes qualificados para seu site.

Leia mais em: Marketing mídias sociais: 4 cases de sucesso e o que aprender com eles

6. Crie uma estratégia para captar leads

Um dos principais objetivos do marketing digital atual é a conversão de usuários em leads.

No processo de como captar clientes pela internet, ter os leads nas mãos significa que o contato já avançou no funil de compra e que você agora pode se comunicar com ele de maneira direta.

Existem diversas táticas para captar leads, entre elas, separamos 3, para você aplicar imediatamente:

  • Uso de landing pages: elas devem oferecer algo relevante em troca do e-mail ou telefone do usuário, como ebook, utilização de um software gratuito por um determinado período, dados de uma pesquisa, etc.
  • Crie um webinar gratuito: um webinar é um formato de conteúdo interessante e capaz de conquistar muitos cadastros. Entenda o que seu público quer saber e abra as inscrições.
  • Insira pop-ups de saída em seu site: para torná-los mais efetivos, ofereça um desconto ou informações em primeira mão, para que o usuário realmente tenha interesse em se cadastrar

Você não precisa, necessariamente, levar o usuário para o seu site. Você também pode gerar leads pelo Facebook, por exemplo.

Devido à importância dessa estratégia, sugerimos que você aprofunde seus conhecimentos, acessando o artigo, exclusivo da Links Experts, “5 maneiras de aumentar a Geração de Leads qualificados”.

7. Utilize a automação de marketing a seu favor

Não adianta apenas captar os leads e não fazer nada com eles, correto? Após entrarem em sua base de contatos, os leads devem ser nutridos.

A maneira mais eficiente de realizar essa nutrição de leads é por meio da utilização de um software de automação de marketing.

Muito além das funções de programar postagens em redes sociais e disparar e-mail marketing, a automação de marketing digital é uma etapa estratégica para você que quer aprender como conseguir clientes pela internet.

Entre suas vantagens estão:

  • Otimizar processos, automatizando tarefas recorrentes, que ficavam ocupando o tempo da sua equipe de marketing.
  • Aprimorar processos
  • Fornecer todas as informações necessárias para atrair visitantes ao site, convertê-los em leads, converter os leads em clientes
  • Abranger todas as etapas do funil de vendas
  • Permitir o entendimento do estágio do processo de compra, no qual o usuário se encontra
  • Automatizar, de forma personalizada, as ações de marketing digital

Aprenda mais sobre como captar mais clientes pela internet usando essa estratégia, no artigo; Automação de marketing: 5 razões começar hoje na sua empresa”.   

8. Use depoimentos e avaliações de clientes

Estas são formas poderosas de conteúdo. Todos os negócios hoje devem buscar depoimentos de clientes em várias formas: escrita, áudio e vídeo.

Esse conteúdo adiciona importantes endossos de construção de confiança e contribui para grandes ativos de criação de marca.

Classificações e análises de sites transmitem confiança. Em estratégias digitais ela é fundamental.

9. Avalie seu progresso com o Google Analytics para atrair mais clientes

É importante criar conteúdo e criar relacionamento com os clientes. Mas, sua estratégia não para por aí. Para saber o que está funcionando e o que melhorar, você precisa avaliar o que está fazendo.

Como?

Bem, analisando as métricas de suas ações!

Para saber se seus esforços de marketing são bem-sucedidos, você deve aprender como calcular o ROI, o retorno sobre o investimento.

Quando você lida com o marketing digital é simples medir quantas pessoas veem sua campanha, quantas agem com base nessa campanha e quantos realmente se tornam clientes.

Então, para ver o que você está fazendo certo e o que você pode melhorar no caminho de como conseguir clientes pela internet, você precisa compreender a ferramenta Google Analytics. Também é importante que você conheça as principais métricas do marketing digital.

E aí, gostou das nossas dicas de como captar clientes pela internet? Nós podemos ajudar sua estratégia de marketing digital de maneira muito mais eficiente!

A Link Experts é uma empresa especialista em Links Patrocinados e com profissionais capacitados e certificados nas principais plataformas de anúncios como Facebook Ads e Google Adwords. Estamos preparados  para te atender e montar uma estratégia online eficiente e certeira para o seu negócio. Entre em contato com a nossa equipe e conheça o nosso trabalho.

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