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Descubra como vender pelo Instagram pode ser estratégico para o seu negócio

Em 2017, o Instagram alcançou o número de 800 milhões de usuários no mundo inteiro. No Brasil, são 50 milhões de usuários ativos mensais, a segunda maior base de usuários da rede. E um grande número desse perfis ativos pertencem a marcas. E a principal dúvida das empresas é como vender pelo Instagram e aproveitar todo potencial da rede social para aumentar o faturamento, conquistar novos clientes e reforçar o posicionamento de marca.

As fotos, que são a principal característica do Instagram, ganharam o reforço dos conteúdos audiovisuais – histórias, transmissões ao vivo e vídeos. Todos esses recursos se tornaram populares entre os usuários comuns e para as marcas viraram poderosas ferramentas de marketing.

Se a sua empresa utiliza as redes sociais para negócios, saiba que para ter resultados é preciso conhecer as características de cada uma. Além de criar um bom planejamento com ações para se destacar e aproveitar melhor os recursos.

Quer saber como vender pelo Instagram pode aumentar o sucesso da sua marca? Continue lendo este post e prepare-se para começar o próximo ano cheio de novas ideias.

Dicas certeiras de como vender pelo Instagram

– Tenha um perfil comercial e completo

Seu perfil no Instagram não pode deixar dúvidas. Ao criar um perfil, preencha todos os campos corretamente:

  • Crie um nome de usuário fácil de ser lembrado;
  • Personalize seu avatar com a sua logomarca;
  • Elabore uma descrição criativa e com seus contatos de telefone (indique se houver contato por WhatsApp);
  • Coloque o endereço do seu site.

Outro ponto importante quando se trata do perfil de marcas, é mudar para o perfil comercial. Essa alteração identifica seu perfil como uma empresa e você passa a ter acesso a uma série de métricas sobre suas histórias, publicações e seus seguidores que o perfil de usuário não tem.

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– Produza conteúdos de qualidade e relevante para seus seguidores

O Instagram é uma experiência altamente visual. Por isso, o foco tanto na qualidade das postagens – seja foto ou vídeo – é importante para gerar desejo e mostrar de forma clara as vantagens do seu serviço.

Não é um fotógrafo? Criar conteúdo de qualidade no Instagram não é difícil. Você pode tirar fotos e fazer vídeos com aparência profissional usando apenas seu telefone. Lembre-se de respeitar a identidade visual da sua marca ao anunciar produtos na internet.

Outro ponto importante em relação ao conteúdo é manter a frequência das postagens. Uma vez por semana, duas vezes por dia, para cada marca é diferente. Por exemplo: você pode selecionar para o feed fotos mais estratégicas e usar o recurso ‘História’ diariamente para mostrar os bastidores de um evento, como é produção do seu produto, a chegada novas peças na sua loja, etc.

– Use o poder das hashtags

As hashtags são usadas para otimizar e descobrir novos conteúdos. Um estudo da Simply Measured mostrou que 7 de 10 hashtags no Instagram são de marcas. Criar uma para sua marca pode ser uma estratégia excelente para um planejamento de campanha de marketing alcançar o sucesso desejado.

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A Coca-Cola usou pela primeira vez uma hashtag como ponto principal de sua campanha nas Olimpíadas de 2016.

A última novidade lançada recentemente pelo Instagram, envolve justamente as hashtags. Agora é possível seguir uma hashtag específica dentro da rede social. Assim, você pode acompanhar facilmente todo conteúdo marcado com uma #. Para as marcas é uma ótima forma tanto de acompanhar ações dos concorrentes quanto monitorar como seus seguidores interagem através das suas hashtags.

Use o ‘Stories’ como ferramenta para vender pelo Instagram

O sucesso do Instagram Stories – lançado a apenas um ano – confirma como vídeos curtos fazem sucesso nas redes sociais. O recurso tem mais de 250 milhões de usuários ativos, superando o Snapchat. Você pode usá-lo para divulgar suas campanhas, seus produtos ou mostrar os bastidores da sua marca.

Como não há a possibilidade de colocar links em comentários ou nas legendas do Instagram, o Stories oferece essa possibilidade pelo simples toque na tela, arrastando-a para cima. Mas o recurso, por enquanto, só é liberado para os perfis comerciais com mais de 10 mil seguidores.

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Se o perfil da sua empresa possui o recurso para links, use-o para divulgar a oferta do dia ou uma sessão do seu e-commerce que está em promoção. Você também pode produzir imagens personalizadas para divulgar diariamente e usar o link como opção para o usuário “Ver mais”.

Ainda não tem o recurso disponível? Não deixe de usar o Stories como estratégia de venda. Você pode direcionar o usuário para o link da sua Bio também.

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Facilite a compra com serviços de integração de vendas

Como mencionamos acima, não existe a possibilidade de criar links livremente no Instagram. O único espaço clicável dentro da rede social é o campo para colocar o site na Bio, disponível em todos os perfis.

E é justamente esse espaço que alguns serviços usam para tornar as postagens clicáveis.

Esses provedores fazem uma automação entre os posts e o site – geralmente e-commerces. Existem diversas plataformas nesse segmento como a Social Buy e o Nowlink.it que funcionam da mesma forma.

Ao assinar o serviço, é gerado um link que as marcas geralmente disponibilizam no lugar do endereço oficial do site na Bio do perfil. Ao clicar, o usuário visualiza um “novo” feed e pode clicar na imagem do produto que lhe interessa, sendo redirecionado para a página dele para realizar a compra.

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Ainda não tem um site? Use o WhatsApp como ferramenta para redirecionar os contatos do Instagram para sua equipe de vendas. Selecione um responsável para essa tarefa, estabeleça um horário de atendimento e divulgue nas legendas das postagens e na descrição do perfil. Assim, você tem a chance de vender sempre e fazer um atendimento personalizado.

Invista em anúncios no Instagram

Atualmente, existem 2 milhões de anunciantes dentro da rede social o que mostra que as marcas estão focadas em como aumentar as vendas pela internet. Os anúncios, assim como no Facebook, seguem uma estratégia de segmentação para que o seu investimento seja direcionado ao público desejado pela sua marca.

Já mostramos aqui no blog como anunciar no Instagram e você pode ler o passo a passo neste post. Os anúncios tem o recurso de Chamada para ação (CTA), onde você pode incluir um link para levar os usuários para a página da sua campanha ou produto. Uma alternativa eficiente para estratégias de vendas e conversão.

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E se a sua dúvida é sobre quanto custa anunciar no Instagram saiba que é possível planejar um orçamento, de acordo com a sua disponibilidade para investir.

Gostou das nossas dicas de como vender pelo Instagram? Conte pra gente nos comentários qual chamou mais a sua atenção e vai te ajudar a alavancar as vendas.

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