Estratégias Inbound Marketing

As 4 preocupações mais comuns nas estratégias de inbound marketing

Os gestores que trabalham livres de preocupações certamente não comandam uma empresa sediada no planeta Terra.

Com o nível de competitividade entre as organizações crescendo a cada dia que passa, é natural que os líderes, assim como a sua equipe, fiquem apreensivos com relação ao aumento das vendas e ao ganho de vantagens competitivas no mercado. E para driblarem estes desafios, muitos estão recorrendo estratégias de inbound marketing. 

Estas nada mais são do que uma forma da empresa ganhar o interesse de um público por meio do desenvolvimento e compartilhamento de conteúdo, visando se conectar com as pessoas de uma forma direta e criar um relacionamento duradouro.

Se você está começando a utilizar estratégias de inbound marketing, então muito provavelmente está  tendo algumas das preocupações relacionadas a elas.

Abaixo, listamos as mais comuns, e o que você deve fazer para resolvê-las e obter sucesso. Seja para negócios B2B ou B2C, essas dicas valem ouro!

Sem medo de usar estratégias de inbound marketing

Não necessariamente mitos, mas, com certeza, preocupações normais ao usar algo novo. Veja como enfrentar os desafios de adotar as estratégias de inbound marketing na sua empresa.

1- “Os resultados vão demorar muito, não posso esperar”

Isso não é um mito das estratégias de inbound marketing, mas é uma característica que pode e deve ser tratada adequadamente.

Muitos gestores começam a aplicar as técnicas de Inbound Marketing visando obter resultados imediatos, do “dia para a noite”.

Mas o que eles não sabem é que os frutos do investimento não podem ser colhidos logo no primeiro mês. Isto até pode acontecer, mas em casos muito raros. E quando os resultados não surgem de forma rápida, a reação natural da maioria dos gestores é interromper todo o processo e desistir de uma vez por todas. 

Mas esta atitude é equivocada, já que os efeitos positivos do Inbound Marketing geralmente só aparecem no médio e longo prazo. O processo pode até ser um pouco demorado, mas o aumento das vendas e o resultado da prospecção de leads é bastante significativo.

Muitas empresas até chegam a crescer 300%, 500% dependendo dos casos. O segredo delas é investir tempo na estratégia de Inbound Marketing. 

Somente assim bons frutos poderão ser colhidos. E para quem não quer esperar, vale a pena experimentar algumas mídias que geram resultados a curto ou curtíssimo prazo, como anúncios em mídias pagas como AdWords e Facebook Ads.

Uma das empresas que investiram tempo na sua estratégia de Inbound Marketing foi a Resultados Digitais.

Ela nasceu com o objetivo de se tornar a maior empresa de Marketing Digital do Brasil, e os passos rumo a conquista deste objetivo foram céleres. Hoje, ela gera aproximadamente 30 mil leads por mês e já possui mais de 3 mil clientes. 

2- “Não consigo gerar conteúdo relevante”

Ficar preocupado com as pautas certas para atrair visitas e gerar Leads é algo normal para qualquer gestor que esteja começando no universo das estratégias de  Inbound Marketing.

Mas antes de pensar em qual conteúdo produzir, é importante que ele saiba para quem irá produzir e que temas os visitantes querem ler. A seguir, elaboramos algumas dicas rápidas que irão ajudá-lo a produzir conteúdos relevantes:

  • Identifique suas personas e o motivo pelo qual elas necessitam do seu produto ou serviço;
  • Verifique os que as suas personas estão buscando no Google e nas redes sociais;
  • Fuja da ideia de elaborar conteúdos focados apenas nos benefícios da sua solução;
  • Pense em temas que sejam relevantes para o seu público.

3- “Não tenho tempo suficiente para cuidar disso tudo”

Nas empresas, o tempo é um fator muito preocupante. Isso porque, por mais que tenhamos inúmeras ideias em mente, muito dificilmente conseguiremos executar todas elas e colocá-las em prática.

Daí a importância de priorizar e saber utilizar o tempo com bastante sabedoria. É claro que, quanto maior o tempo investido na estratégia de Inbound Marketing, melhores serão os resultados a médio e longo prazo para a empresa. 

E como o tempo é muito curto, o recomendável é manter o foco na estratégia e deixar de lado as inúmeras tentativas de fazer tudo ao mesmo tempo, que podem acabar dificultando o processo ainda mais.

Comece elaborando o básico, deixando as ideias que surgirem para quando você tiver um tempo maior para priorizá-las. Abaixo, listamos algumas dicas que o ajudarão a definir estratégias de inbound marketing eficientes mesmo sem ter tanto muito tempo disponível:

  • Defina uma única persona, ao invés de várias;
  • Produza conteúdos mais informativos e de qualidade para o público;
  • Crie uma oferta clara para a geração de Leads;
  • Elabore uma estratégia de abordagem para aqueles Leads que sejam mais qualificados.

Se você ainda estiver construindo o seu negócio, então aproveite para começar a elaborar a sua estratégia agora mesmo.

Foi isso que fez o Mint, um software para gestão de finanças pessoais. Ele começou a gerar conteúdo 9 meses antes do negócio estar pronto. E quando o software finalmente foi lançado, havia 20 mil pessoas na fila esperando para utilizá-lo. Seus gestores aproveitaram bem o tempo e conseguiram investir bastante em Inbound Marketing.

4- “E se as pessoas não visitarem ou comprarem?”

Depois de definir suas buyer personas, produzir conteúdo relevante e elaborar ofertas para gerar e fazer a qualificação de Leads, muitos gestores ficam preocupados se o público aparecerá ou não.

E esta é uma preocupação bastante válida, já que eles investiram tempo e recursos para elaborarem uma boa estratégia de Inbound Marketing. Mas a boa notícia é que, se ela for eficiente, muito provavelmente gerará resultados positivos. 

E mesmo que estes não apareçam no prazo esperado, o Inbound Marketing permite que cada visita e cada download sejam monitorados, um benefício que normalmente o marketing tradicional não oferece.

Com isso, você pode medir as informações geradas no decorrer do tempo e tornar a sua estratégia cada vez mais inteligente e eficaz, de forma a melhorar os seus resultados e alavancar suas inbound sales.

Este post foi escrito pela equipe da Meetime, um software de inside sales criado para simplificar o processo de vendas e auxiliar sua equipe comercial a ter melhores resultados.

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