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5 dicas úteis para o gerenciamento de links patrocinados

Os links patrocinados do Google – ou anúncios do Google AdWords – são uma opção de publicidade oferecida pelo Google para sites e empresas que desejam pagar uma taxa para aparecer nos resultados das pesquisas realizadas pelos usuários. Fazer um gerenciamento de links patrocinados de maneira eficiente é uma excelente maneira de obter visibilidade para a marca e atrair visitantes qualificados para seu website.

Os anunciantes podem dar lances em palavras-chave, locais e outros elementos para comercializar diretamente para o alcance demográfico especificado. Através da pesquisa de palavras-chave segmentadas e do acompanhamento eficaz, você pode maximizar o desempenho de seus anúncios.

Com a prática, você pode reduzir o orçamento para atrair novos clientes e negócios com cada campanha realizada. A publicidade segmentada por palavras-chave pode aumentar drasticamente o número de leads que seu site conquista.

Para te ajudar no gerenciamento de links patrocinados, acompanhar o andamento e os resultados das suas campanhas, aqui estão 5 dicas práticas para realizar essa tarefa.

Dicas eficientes para o gerenciamento de links patrocinados

1. Escolha com atenção as palavras-chave para segmentar seu anúncio

Use a ferramenta de palavras-chave do Google Adwords para estimar o orçamento e determinar a concorrência para uma determinada palavra-chave. Esse é um dos passos importantes antes de efetivamente colocar o anúncio no ar e acompanhar seus resultados.

Escolher as palavras-chave corretas permite um melhor alinhamento das estratégias de negócio com aquele anúncio. Além disso, te poupa de investir em palavras-chave negativas e que não atrairão o perfil de público segmentado.

Escolher o tipo adequado de campanha é outro detalhe que envolve as palavras-chave. Existem as campanhas: ampla, exata e de frase. Na referência ampla, o anúncio pode aparecer para qualquer tipo de palavra-chave que esteja relacionada com a sua; na exata, os links patrocinados aparecem com base nos termos escolhidos. Já na correspondência de frase, o anúncio aparece especificamente apenas para a palavra-chave que você escolheu.

2. Mantenha uma boa segmentação

Esta etapa do gerenciamento de links patrocinados também acontece antes do início do anúncio. Mas é passível de ajustes de acordo com o desempenho do mesmo. Estabeleça claramente seu público-alvo, onde ele está, idade, sexo, etc. Essa análise demográfica segura é importante, pois saber definir o público-alvo que você deseja alcançar é algo básico e 100% relevante.

Você pode segmentar seus anúncios em grupos, o que facilita o gerenciamento. Por exemplo: você pode criar grupos de anúncios em uma mesma campanha para cada produto que você deseja anunciar e acompanhar o desempenho e retorno de cada um.

Outra dica importante sobre segmentação é: especifique as preferências para o local de destino inserindo um país ou território. Se seus usuários são de outros países, verifique se seu website será exibido no idioma correto.

3. Construa landing pages atraentes

O desempenho do seu anúncio depende não só da estrutura criada dentro do Google Adwords. A plataforma irá distribuir seu anúncio de forma eficiente, se suas orientações forem corretas, não há dúvida.

Mas é preciso pensar também para onde você está enviando seus propects. Por isso, um design de landing page atraente, claro e com chamadas para ação precisas também são fundamentais para converter aquele lead em potencial.

As landing pages tem diversos objetivos:

  • Capturar assinaturas para testes gratuitos de um software
  • Promover um e-book
  • Divulgar uma sessão em promoção de um e-commerce
  • Lançar um novo produto ou serviço, etc

Pense na estrutura da página, juntamente com as outras etapas iniciais de criação dos seus links patrocinados e invista em um bom design. Se o link do seu anúncio não levar o usuário para onde o texto da descrição o fez acreditar que chegaria, as suas taxas de clique (CTR) podem cair ou mesmo sequer decolarem.

4. Crie título e conteúdo atrativos

A sua primeira chance de chamar a atenção do usuário é através do título do anúncio e da descrição.

Para ter um gerenciamento de links patrocinados mais otimizado, pense nos objetivos da sua campanha e como chamar a atenção para ele. Tente se colocar no lugar do seu público e imaginar qual maneira seria mais atrativa de elaborar tipos de conteúdo e chamada para ação (CTA) atraentes.

E lembre-se de inserir sua palavra-chave tanto no título quanto no conteúdo do anúncio. O objetivo é criar argumentos persuasivos e que despertem o interesse. Além disso, tente escrever como o usuário comum busca por alguns termos. Combine isso com outros recursos que reforcem a informação como, por exemplo, usando extensões de sitelinks.

5. Revisão e monitoramento

Por fim, outro passo importante do gerenciamento de links patrocinados que você não pode esquecer é monitorar e revisar seus anúncios.

Primeiro, acompanhe o desempenho dos anúncios. Monitore como está o desempenho de cada grupo da campanha e veja o que pode ser melhorado ou apenas ajustado para impulsionar os resultados. E faça isso com frequência, ao longo do período em que a campanha irá rodar. Só assim você terá a chance de intervir.

Nessa etapa, aprender como calcular o ROI, caso você não saiba, é importante para analisar qual foi o retorno sobre investimento das campanhas. E procure entender as métricas mais importantes como:

Esse conjunto de ações permite um gerenciamento de links patrocinados eficiente e com mais chance de sucesso. Gostou das nossas dicas? Acrescentaria mais algum tópico? Deixe sua dica nos comentários.

A Links Experts é uma agência especializada em links patrocinados e trabalha com mídias como Google Adwords, Facebook, Instagram e outras. Os investimentos são personalizados de acordo com realidade de cada cliente e não exigimos orçamento mínimo ou tempo mínimo de contrato.

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